Lançamento: 2017, joguei a versão de Playstation 4.
Com a Copa do Mundo batendo na porta, amanhã já é a estreia, resolvi publicar um conteúdo temático, semelhante aos posts que fiz sobre a EUROCOPA. Se não viu, dê uma olhada, acho que vai curtir e tá bem ambientado com a época.
Eu sou muito fã de jogos de copa do mundo, desde 98 EA e FIFA sempre tiveram essa parceria e parecia que iria durar para sempre, antes com jogos lançados só para COPA do Mundo e agora através de DLC dentro do próprio FIFA, igual esse 18 com a da Rússia e no 23 com a do QATAR. Eu tenho aqui em casa de 2006 até 2018 os games de copa. Quando virou DLC eu sabia que ia ter alguns cortes de funções legais que haviam nos jogos completos. Mas esse 18 mesmo sendo dlc foi um baita conteúdo, diferente da que chega agora no FIFA 23.
FIFA 23 E A BOMBA:
DLC DE COPA
A DLC da Copa do Qatar não sei se é porque o contrato já vai acabar entre FIFA e EA, ela veio muito capada, com apenas 2 estádios, poucas ambientações de copa, nem os técnicos aparecem mais, sem contar que tive diversos problemas com a escolha dos uniformes, que ao fazer uma copa com o Brasil, quando alterava os uniformes, nos jogos como mandante viravam Alemanha e nos jogos como visitante virava Arábia Saudita. Bug muito bizarro e sem contar durante as partidas os áudios ficavam baixando e subindo. Eu não sou muito de encucar com Bug, acho até normal, mas esses da dlc me pegaram bem, e isso que eu joguei uns 4/5 dias depois do lançamento dela.
Foi uma péssima experiência e não fiquei nem um pouco empolgado de ter esse FIFA 23. Uma DLC muito porca que a EA fez nas coxas, mandou muito mal. Até mesmo nas narrações, teve pouco conteúdo do tema COPA. Jogando o game, dava impressão que poderia ser qualquer campeonato, talvez até amistoso e não uma COPA DO MUNDO, muito diferente da DLC de 2018, que é muito bem ambientada. A DLC era o único fator que me faria comprar, e eu tive uma experiência bem ruim, talvez em alguma promoção lá pro ano que vem eu pegue, só para ter na coleção.
Abaixo está esse bug bizarro akakkakaka
Obs: É importante dizer que testei mais recente e o bug dos uniformes foi corrigido. Mas Camarões segue sem uniforme oficial e as chuteiras de todos os jogadores ainda são genéricas.
COPA DA RÚSSIA
Dessa vez fiz de uma maneira diferente, chamei meu primo Hugo para jogarmos a DLC da Copa do Mundo no FIFA 18. Igual toda vez que nos encontramos, acontece de fazermos campeonatinhos de fut e acontece algumas bizarrices, agora está tudo documentado (rsrsrsrsrsrs). O conteúdo foi gravado no mês de julho quando ele me visitou. Teve outra alteração dos posts de Eurocopa, lá os torneios foram ilustrados com o futebol da época, sendo grupos e equipes iguais na vida real. Já aqui apenas as seleções são as mesmas da Copa de 2018, os grupos estão de forma aleatória, que sorteamos no Copa do Mundo 2010, game que tem a melhor ferramenta de sorteio em jogos de futebol.
Desde quando peguei o PS4 e o FIFA 18 eu nunca ganhei a COPA, isso porque somente havia jogado com o Brasil maravilhoso, sempre perdendo pra Alemanha/ Bélgica. E uma vez na casa do Hugo, começamos uma e joguei com a Espanha, mas não terminamos aquela copa. (meu isco tava brutal).
A BOLA
A bola oficial dessa Copa do Mundo é a Telstar 18, uma homenagem a Telstar das copas de 70 e 74. Ela sofreu alterações de designe e ficou com uma aparência bem mais moderna que as clássicas. Homenageando as antecessoras no nome e nas cores.
Eu fui de Senegal e meu primo escolheu a Espanha. É importante falar que nessa DLC a EA não incluiu o sistema de convocações e nem o sistema de eliminatórias presente em outros games temáticos de COPA do Mundo. Com isso, cada seleção tem os jogadores convocados e uma leva de outros jogadores que você pode usar durante o torneio. Em todo campeonato de Copa do Mundo, eu tenho a pira de só jogar com quem realmente foi para a COPA, tipo na convocação oficial. Após o sorteio, assim ficou dividida a nossa Copa do Mundo.
Obs: Abaixo fiz essa colagem de arte (que você pode dar zoom) com os jogadores de todas as 32 seleções do torneio e seus esquemas originais que vem no FIFA 18.
GRUPOS E ESCALAÇÕES
UNIFORMES OFICIAIS
No vídeo abaixo tem todos os uniformes das 32 seleções, a ordem mostrada são a dos grupos da copa.
Como citei acima, as seleções escolhidas foram Senegal e Espanha, vou mostrar um pouco as alterações que fizemos antes de iniciar o torneio.
Eu resolvi optar por um esquema que tenho mais familiaridade, optando por 3 zagueiros e com um ataque muito rápido e móvel. O 3-4-2-1 tem essa função de liberar os alas, assim os jogadores de lado oferecem a opção de passe para Baldé e Mané e ajudam a recompor o meio de campo. A aposta aqui fica para toda a qualidade de Mané e Baldé, o faro de Niang para o gol e firmeza de Koulibaly na zaga.
As principais mudanças que fiz foram no esquema tático e nas seguintes posições: O Gassama virou zagueiro pelo lado direito, Sabaly foi alçado a posição de ala pela meia esquerda, teve inversão dos dois volantes Kouyaté e Gueye e a substituição de Sarr por Ndiaye no lado direito. Mané e Baldé flutuando por trás do ataque e com liberdade são a arma principal para eu conseguir extrair o melhor deles, sem contar que Niang, Mané e Baldé foram um trio de ataque muito rápido.
Já a Espanha aposta na qualidade individual e no conjunto dos grandes jogadores que a geração espanhola tem. Um 4-3-3 mesclando antiga geração com novos talentos é a pedida da Espanha para o início do torneio. Nomes já conhecidos de outros torneios são os titulares dessa seleção, é um time que dispensa apresentações e recheado de estrelas. As principais mudanças foram da escolha de Morata ao invés de Diego Costa, a dupla de volantes Busquets e Koke foi trocada por Saúl e Thiago e na lateral direita entrou Carvajal e saiu Fernández.
DALE NA FASE DE GRUPOS, É COPA DO MUNDO MEUS AMIGOS!
Sem muito papo, agora é COPA DO MUNDO, o desafio para Senegal é sobreviver nesse grupo enrascado e visar uma vaga nas oitavas. A ordem dos confrontos para Senegal são: Uruguai, Portugal e Dinamarca. Para a Espanha é mostrar sua força e se destacar no grupo para ganhar força na sequencia do torneio. Os jogos da Espanha são na seguinte ordem: Polônia, Egito e Peru.
Jogo 1 - Grupo D -
Senegal Vs. Uruguai
Abaixo está o Highlights da partida
Jogo 1 - Grupo H -
Espanha Vs. Polônia
Abaixo está o Highlights da partida
Jogo 2 - Grupo D -
Portugal Vs. Senegal
Abaixo está o Highlights da partida
Jogo 2 - Grupo H -
Espanha Vs. Egito
Abaixo está o Highlights da partida
Para este jogo, Hugo resolveu mudar a escalação e alguns jogadores. Abandonando o 4-3-3 e indo para o 3-5-2 com: De Gea, Nacho, S. Ramos, Piqué, no meio: Carvajal, Saúl, Thiago, Koke e J. Alba e ataque com I. Aspas e Isco.
Jogo 3 - Grupo D -
Dinamarca Vs. Senegal
Abaixo está o Highlights da partida
Jogo 3 - Grupo H -
Peru Vs. Espanha
Abaixo está o Highlights da partida
Gol: Espanha: Álvaro Morata.
Para a última rodada do grupo, Hugo resolveu manter o 3-5-2, mas com outros jogadores: De Gea, Nacho, S. Busquets e S. Ramos, no meio: Azpilicueta, Saúl, D. Silva, Koke, L. Vázquez e ataque com Morata e Isco.
GRUPOS & MATA-MORRE
Com o término da fase de grupos, tenho alguns pontos da Copa para comentar. No Grupo A ficou difícil para México e Rússia classificarem, um pouco diferente do que aconteceu em 2018.
Já no meu grupo, o D: Era bem difícil, mas passei bem com 9 pontos, a mudança tática e troca de posição de alguns jogadores, fez com que Senegal ficasse muito móvel e letal, assim encontrei o time titular rapidamente, somente fazendo alterações durante os jogos. Um total de 9 gols feitos, apenas 3 sofridos, e desses 3, 2 foram para Cristiano Ronaldo. Bizarro foi Uruguai não fazer nenhum ponto no grupo.
O grupo F: Brasil era uma das sensações da COPA até a última rodada, jogo que perdeu a liderança do grupo após a derrota para Marrocos. Sofreu apenas 3 gols, e 2 foram justamente para o Marrocos na última rodada.
Já no grupo H: Espanha sofreu para encaixar o time e achar um jeito da seleção funcionar no meio de escalações diferentes. As atuações bem apagadas dão um sinal de alerta, ninguém da seleção brilhou. Fez somente 3 gols durante a fase de grupos, ponto positivo foi não ter sofrido gols, mas acabou ficando em 2 lugar para a Polônia, empatada em 7 pontos, Polônia fez 1 gol a mais.
E assim ficaram definidos os grupos e os chaveamentos da próxima fase da Copa do Mundo. Senegal conseguir o 1° lugar com 9 pontos foi algo inédito e bom, pois conseguiu ir para um lado mais tranquilo da chave, já para a Espanha o caminho ficou mais complexo, a falta de gols na fase anterior influenciou na trajetória do torneio, mas tem que seguir porque Copa do Mundo não tem jogo fácil.
Assim ficaram os lados dos chaveamentos
Marrocos x Croácia
Polônia x Coreia do SUL
Argentina x Colômbia
Senegal x Islândia
França x Portugal
Bélgica x Japão
Inglaterra x BrasilAlemanha x Espanha
O que se nota com esses chaveamentos é que um lado ficou muito mais pesado que o outro, com 3 JOGOS PESADOS já nas Oitavas de final. França x Portugal/ Inglaterra x Brasil/ Alemanha x Espanha vão ser jogos tensos. 3 dos candidatos a título já vão dar adeus para a copa. VAI PEGAR FOGO. Para a outra chave o clássico Argentina x Colômbia chama todas as atenções.
SENSAÇÃO SENSACIONAL
Chegou o mata-morre, agora não tem mais volta Senegal x Islândia vão em busca do lugar ao sol, fazendo de suas campanhas um verdadeiro conto de copas, enquanto Alemanha x Espanha é o duelo das gigantes campeãs das últimas 2 edições de Copa do Mundo, 2010 e 2014.
Jogo 4 - Oitavas de Final -
Senegal Vs. Islândia
Abaixo está o Highlights da partida
Jogo 4 - Oitavas de Final -
Alemanha Vs. Espanha
Abaixo está o Highlights da partida
2 JOGÕES DE COPA DO MUNDO!
Assim que se define as classificações de Senegal e Espanha. Senegal x Islândia foi um jogo típico de Copa do Mundo, com bastante trocação, o 4 a 3 no placar levou emoção até os últimos minutos. Quando parecia que Senegal iria ficar confortável a Islândia tratava de botar fogo no jogo, inclusive levando para a prorrogação com um gol no último minuto.
Sadio Mané apareceu como (craque/10 do time/ capitão) na hora exata para botar Senegal nas quartas com 2 gols e a Islândia não teve mais forças para buscar o empate. Já a Espanha fez o seu melhor jogo da Copa do Mundo, anulou todas as opções da forte Alemanha, o 3-4-1-2 com Iniesta na posição central de meio/ ataque deu a criatividade e suporte que Isco e Morata precisavam para o ataque funcionar, e não foi diferente, um 3 a 1 sem muitos rodeios, com 2 de isco e 1 de Iniesta.
GRANDES SURPRESAS PARA AS QUARTAS
Brasil, França e Argentina cotadas como grandes favoritas para a final do torneio já voltam para casa. Bélgica eliminou o Japão igual na Copa real de 2018. E engraçado que ambas seleções dos grupos de Senegal e Espanha continuam vivas nas quartas de final (Portugal e Polônia). Croácia já está nas quartas e será que vai bater final igual em 2018? O caminho parece favorável. Nas oitavas de final tinham 14 títulos de copa do mundo, já para as quartas só restaram 2, que irá virar um na semifinal, pois se enfrentam agora: Inglaterra x Espanha. Colômbia repete a boa campanha de 2014 e está nas quartas novamente. Polônia e Senegal são as intrusas nas quartas de final, as zebras. E Portugal x Bélgica vai botar frente a frente as gerações de ouro.
QUEM SERÃO OS ÚLTIMOS 4?
Para Senegal a grande jornada já é histórica, a liderança no grupo deu muitos frutos e o caminho está cômodo para a seleção performar. Enfrenta a boa seleção colombiana que está em alta após eliminar a poderosa Argentina por 2 a 0. Espanha vem para outro clássico, agora contra Inglaterra, ambas vem em bons momentos, eliminarem duas francas favoritas na busca do título.
Jogo 5 - Quartas de Final -
Colômbia Vs. Senegal
Abaixo está o Highlights da partida
Jogo 5 - Quartas de Final -
Inglaterra Vs. Espanha
Abaixo está o Highlights da partida
Senegal parece ter entendido a COPA DO MUNDO. Niang, Mané e Baldé colocam Senegal na inimaginável semifinal de COPA DO MUNDO. Em 5 jogos já são 11 gols distribuídos entre o trio de ataque, e não parece que vai para por aí. No início do 2° tempo, Senegal já tinha garantido o resultado e poderia ser mais se Ospina não estivesse inspirado, N'Diaye quando foi exigido conseguiu fazer boas defesas e intervenções para manter o resultado seguro.
Já a Espanha não conseguiu furar a retranca da Inglaterra e está eliminada. A impressão que fica é que faltou brilhantismo e empolgação para esta seleção talentosa. Hugo até que tentou mexer bastante no time ao longo da competição mas parece que o time não ia, tinham alguns bons momentos, mas nada muito garantido. A Inglaterra basicamente jogou por 1 bola e contou com a frieza e precisão de Harry Kane para fazer o gol, Butland fez a atuação da vida e estava muito inspirado, assim garantiu o lugar da Inglaterra entre os 4 finalistas.
A FINAL É LOGO ALI
O torneio vai se afunilando. Sobraram Bélgica x Inglaterra e Polônia x Senegal. Daqui 1 jogo saberemos que vai estar na grande final, com o sonho de colocar a mão na taça. A semelhança aqui fica que Inglaterra e Bélgica bateram semifinais também na Copa real em 2018, mas de lados opostos, ambas eram do mesmo grupo inclusive, mas não foram para final, eliminadas por Croácia e França, pelo menos aqui nesse torneio uma delas irá para a final. E engraçado que vou enfrentar uma vaga na final contra a seleção que era do grupo da Espanha do Hugo. E a Polônia despachou a Croácia, vice campeã de 2018, direto pra casa.
Jogo 6 - Semifinal -
Senegal Vs. Polônia
Abaixo está o Highlights da partida
Aqui a dupla Mané e Baldé botaram o jogo de baixo do braço, Polônia ofereceu pouco perigo para Senegal. Keita Baldé começou o jogo de forma avassaladora marcando 2 vezes, Krzysztof Mączyński diminuiu mas sem muita reação, Mané deu números finais ao jogo. Lewandowski pouco foi acionado e não teve espaço pressionado pela forte marcação de Senegal. A seleção de Senegal manteve o resultado do jogo seguro e conseguiu administrar a vaga direta para a FINAL DA COPA DO MUNDO sem muitos obstáculos.
OS LEÕES ESTÃO NA FINAL
Sendo essa apenas a sua 2ª participação em Copas do Mundo, Senegal consegue o feito histórico de ter a chance de ganhar a tão sonhada taça da Copa do Mundo, o rival? A forte geração Belga. Sensação desde a fase de grupos, Senegal se tornou em uma das protagonistas do torneio, como característica principal: Um ataque letal que marcou em todos os adversários que encontrou durante o torneio. A facilidade e versatilidade para marcar gols é o ponto forte do trio de ataque Niang, Mané e Baldé. Mas agora é FINAL, ambas podem se tornar campeãs inéditas.
Jogo 7 - Final -
Bélgica Vs. Senegal
Abaixo está o Highlights da partida
COM HERÓIS IMPROVÁVEIS, SENEGAL É CAMPEÃO DO MUNDO!
O 1° tempo foi bem truncado com Sabaly fazendo o gol perto do intervalo, Senegal conseguiu ficar mais tranquilo. Na volta para o 2° tempo a Bélgica pressionava com lances perigosos e teve até bola no travessão. Eis que o herói improvável entra e muda a história da final. Ismaïla Sarr utilizado na copa inteira como reserva entrou na final para brilhar com 2 gols.
O resultado apertado e pouco confortável de Senegal durou até os 82 minutos, Sarr aproveitou uma bola de rebote e fez seu 1° gol nessa copa. Aos 85, Yannick Carrasco incendeia o final do jogo com um belo gol, seria a reação da Bélgica? Mas não hoje. Aos 90 e em um contra ataque letal, Mané dá assistência para Sarr botar o nome de vez na história das finais de Copa. Fim de Jogo: Bélgica 1 x 3 Senegal.
Finalmente consegui ganhar a Copa do Mundo 2018 e justamente contra a Bélgica, que junto de Alemanha sempre são minhas maiores carrascas nesse game. Estou de Alma lavada.
O que era pra ser um torneio captado com meu primo para uma (talvez) edição ESPECIAL de COPA do Viddeojogos (post este que agora está sendo feito), se tornou em uma COPA foda d+ com diversos jogos marcantes e momentos que estão registrados. Eu nunca havia jogado um torneio com Senegal e gostei muito. Estou mais do que simpatizado com a seleção e vou torcer para fazer uma boa Copa do Mundo agora em 2022, mesmo com a ausência de Mané.
ESTATÍSTICAS/ PREMIAÇÕES & TIME DO TORNEIO
De 22 gols feitos por Senegal, o trio de ataque Mané, Baldé e Niang fez 14 gols e dividiu 13 assistências.
Mané (SEN) foi o artilheiro com 8 gols, Hazard (BEL) com mais assistências (6), Courtois (BEL) e Butland (ING) Clean Sheets (4), + Cartões Amarelos: (3) Walker (ING) e + Cartões Vermelhos: (2) Miranda (BRA).
SELEÇÃO DO TORNEIO
GOL: N'Diaye (SEN)
ZAG: Sané (SEN), ZAG: Gassama (SEN)LD: Jones (ING), LE: Sabaly (SEN)
MEI: Kouyaté (SEN), MEI: Ndiaye (SEN)MEI: Baldé (SEN)
ATA: Mané (SEN), ATA: Hazard (BEL) ATA: Lukaku (BEL)
*CONTEÚDO BONUS
Mesmo a DLC da Copa de 22 sendo porca fiz um torneio e esse foi o resultado.
AQUI PELO MENOS O HEXA VEIO AKKAKAKAKA. QUE DÊ SORTE PRO NOSSO BRASA MARAVILHOSO NESSA COPA DE 2022.
*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 19 de nov. de 2022.
Indicação da Música
Como todos os outros posts temáticos de futebol que tem aqui no portal, quando vou indicar uma música prefiro deixar ambientada com o torneio/copa, sendo tudo temático e aqui não foi diferente.
A música que irei indicar para este jogo é: Nicky Jam feat. Will Smith & Era Istrefi - Live It Up, é um single e foi o tema principal da Copa do Mundo na Rússia em 2018. No clipe vemos alguns lances de copas anteriores mesclados com torcedores comemorando e assistindo os jogos. Aparece também crianças jogando bola pelas ruas e quadras, algumas com camisas de seleções, isso em cenários da própria Rússia, sede da copa. O Ronaldinho Gaúcho também participa do clipe.
Aqui abaixo está o link desta indicação:

















