Lançamento: 2012,
joguei a versão de Xbox 360.
Faz mais ou menos 1 mês de que aconteceu o término da Euro 2020. Ano passado quando foi adiada a Eurocopa, fiz uma competição para homenagear a Euro de 2004 no Winning Eleven 8, e relembrar também um pouco aquela edição e os jogadores da época, se não viu, confere aqui no blog, tá bem legal. Este ano resolvi refazer a edição de 2012, nos mesmos moldes da edição oficial e bem parecida com a virtual que reproduzi ano passado.
Juntei todas as seleções* que competiram na época, arrumei as formações e numerações e organizei os grupos.
*(Como foi feito em um FIFA anual sem ser a DLC oficial, duas seleções eu tive que trocar pois não existia no game).
Substituições
A Croácia foi trocada pela Turquia, a escolha foi pelo fato de ser o adversário que a seleção Croata derrotou para se classificar para a Eurocopa. E a Ucrânia, que naquela edição dividiu a sede junto da Polônia, na gameplay foi trocada pela Áustria, a intenção foi escolher uma seleção que não influenciasse a campanha dessa edição, tentando se assemelhar ao máximo da oficial de 2012.
Isso leva a pergunta, de o porquê que eu escolhi fazer no FIFA 13, sendo que no FIFA 12 existia uma DLC oficial do campeonato? Aqui vai a minha justificativa: "Como eu só tive o XBOX 360 em meados de 2016/17, quando eu peguei o FIFA 12, esse conteúdo adicional não estava mais disponível, até procurei bastante em fóruns e sites afora para conseguir jogar a DLC do torneio oficial, mas não consegui adquirir ela".
Optei pelo FIFA 13, pelo simples motivo de que o lançamento dele foi pouco tempo depois que a EURO 12 acabou, com isso, as seleções participantes tinham os uniformes atualizados, iguais o da competição, o game também tinha a bola que foi usada no torneio (com uma pequena mudança de cores) e o trabalho maior foi achar os jogadores que participaram e montar como os times jogavam e suas numerações.
A BOLA
A bola usada na edição da Eurocopa 2012 foi a Tango 12, só que com detalhes na cor preta e a da final com detalhes em prata. A única diferença é que no game só tinha a versão em azul dela.
A série de bola Tango da Adidas fez muito sucesso nos anos 70 e 80, sendo a bola oficial da Copa do Mundo em 1978 - Tango (Argentina), 1982 - Tango España (Espanha) e Eurocopas de 1984 - Tango Mundial (França) e 1988 - Tango Europa (Alemanha Ocidental).
Obs: Também tenho que informar que alguns jogadores não existiam no game, eu acabei criando eles e me baseie em overalls do FIFA 12, estes são os jogadores:
Suécia: 1 - A. Isaksson, 18 - Samuel Holmén e 21 - C. Wilhelmsson.República Tcheca: 9 - Jan Rezek, 15 - M. Baroš e 16 - J. Lastuvka. Grécia: 1 - K. Chalkias e 9 - N. Liberopoulos. Polônia: 12 - G. Sandomierski.Portugal: 10 - Quaresma.Holanda: 6 - van Bommel.
Outro adendo, é que os titulares e formações que estão nas artes eu tentei basear nas escalações reais dos 3 primeiros jogos daquela Euro. Ah e outra informação é que ao longo do campeonato você irá notar que os estádios também não são os oficiais daquela edição, acontece pelo mesmo motivo que informei acima, deste não ser um game oficial, espero que possam compreender.
GRUPOS E ESCALAÇÕES
PS: As Seleções que acabei trocando (vide Áustria e Turquia) deixei no padrão do FIFA, sem nenhuma alteração.
Com as seleções e grupos mostrados acima, explicarei agora um pouco como funciona o regulamento. São 16 seleções divididas em 4 grupos, as duas melhores avançam as fases eliminatórias de mata-mata, que aqui começa nas quartas de final. Nessas próximas fases as seleções disputam apenas uma partida e em caso de empate no tempo normal, tem prorrogação e depois pênaltis.
UNIFORMES OFICIAIS
O vídeo abaixo, mostra os uniformes de todas as seleções que vão disputar o campeonato, a ordem de mostrar os times é conforme eram os grupos da Eurocopa 2012.
A seleção que resolvi escolher foi a de Portugal, a intenção foi adiantar o título da seleção Lusa em 4 anos, já que foi campeã da edição da Euro 2016.
PS: Fiz algumas alterações na escalação e desenho tático, foi assim que resolvi escalar a seleção Portuguesa:
Fiz algumas mudanças para começar o torneio, alterando do 4-3-3 tradicional para um 4-3-3 com uma referência de ataque como falso 9, escolhida nesse momento por Quaresma, pois possui mais velocidade e mobilidade, assim liberando e dando importância para Cristiano Ronaldo e Nani pelos lados. Também troquei Miguel Veloso por Hugo Viana, por achar mais dinâmico ele e Raúl Meireles abertos pelo meio de campo.
E a partir de agora começa a Euro 2012, espero que gostem do conteúdo e dos vídeos, tentei fazer algo temático no esquema do texto da Euro 2004 do ano passado. Bora nessa jornada.
COMEÇOU! É FASE DE GRUPOS
Vai começar a fase de grupos, abaixo vou deixar os resultados e melhores momentos dos 3 jogos. É um grupo bastante complicado, Jogo 1: Holanda e Portugal, Jogo 2: Dinamarca x Portugal e Jogo 3: Portugal x Alemanha. Após o fim das 3 rodadas, vou comentar um pouco desse início de competição.
Jogo 1 - Vs. Holanda
Abaixo está o Highlights da partida
Gols: Holanda: Van Persie/ Portugal: Raúl Meireles.
Jogo 2 - Vs. Dinamarca
Abaixo está o Highlights da partida
Jogo 3 - Vs. Alemanha
Abaixo está o Highlights da partida
E assim foi a fase de grupos, um grupo que era complicado com Holanda, Dinamarca e Alemanha, e que após o empate na 1ª rodada, pareceu que seria muito difícil o caminho. Seguimos com uma boa vitória sobre a Dinamarca, jogo que deu uma moral para enfrentar a invicta Alemanha na última rodada, essa mesma Alemanha que garantiu a classificação e atrapalhou a Holanda na 2ª rodada.
Eu sabia que não tinha nada garantido, caso empatasse ou perdesse o último jogo, teria risco de ficar de fora, caso a Holanda fizesse o dever de casa contra a Dinamarca. Não tomei muito conhecimento do adversário e apliquei uma sonora goleada nos germânicos, que nos garantiu na 1ª colocação do grupo com 7 pontos. Ahh e a Holanda venceu por 3 a 1 a Dinamarca e foram eliminadas da competição.
Durante a fase de grupos também tive que fazer uma alteração, optei por deixar Quaresma no banco e colocar Hugo Almeida de falso 9, essa mudança deixou o ataque mais letal e organizado, ter uma referência de área para segurar a bola e agredir quando fosse preciso, melhorou o ataque do time, Hugo marcou 3 gols em 2 jogos dos que começou de titular.
Stats e Grupos
No vídeo abaixo mostro como ficaram os grupos, estatísticas de gols, assistências, clean sheets, cartões amarelos e vermelhos, além também de mostrar quais são os caminhos das 8 sobreviventes em busca da taça europeia.
Destaque negativo fica para a seleção da Inglaterra, pois não conseguiu se classificar no Grupo D, também é importante de se falar que nenhuma das seleções que eu acabei alterando se classificaram, então só restou quem realmente participou da edição oficial.
Destaque positivo para a nossa seleção é o ataque, dividindo a artilharia: Hugo Almeida (Portugal), Raúl Meireles (Portugal), Diamanti (Itália), Benzema (França) e Özil (Alemanha), todos com 3 gols, já nas assistências, temos 3 jogadores entre o TOP 7, Cristiano Ronaldo, Nani e Raúl Meireles, ambos de Portugal e com 2 assistências, ficam atrás apenas de Pilař (República Tcheca) que tem 3. Em Clean Shetts, o líder é Neuer com 2 jogos sem ser vazado, o que mostra que ele só tomou gol contra nós. E um destaque importante é o fair play da seleção portuguesa que não acumula nenhum cartão, seja amarelo ou vermelho.
Também é legal de se comentar os confrontos de Quartas de final e também o caminho até a final.
Portugal x Rússia
Espanha x Alemanha
Polônia x Suécia
França x Itália
PS: A ordem que eu coloquei os jogos é a que os adversários se encontraram na semifinal.
Sobre os confrontos, o destaque maior fica por conta de Espanha e Itália, figurando entre algumas estatísticas importantes, são campanhas bem parecidas e que acabaram por dividir a liderança do Grupo C, ambas com 7 pontos. As duas seleções vão ter os confrontos mais pesados dessas quartas de final, dois clássicos europeus de gigantes. Muito semelhante com a edição de 2012, Espanha e Itália dividem as atenções do torneio. Dos demais times, vale ressaltar um ponto, a única 100% do campeonato até o momento é a Polônia, excelente torneio.
Mata-Mata e Rússia de novo
Jogo 4 - Quarta de Final - Vs. Rússia
Abaixo está o Highlights da partida
Coloquei esse subtítulo, pois novamente enfrentei a Rússia nas Quartas de Final, igual no texto do ano passado, e foi um jogo meio difícil também, todos os gols saíram na 2ª etapa, no qual tomei o empate rápido, mas consegui reagir, a estrela de Raúl Meireles se destacou novamente no ataque, Eurocopa perfeita do camisa 16 até agora, providencial em todos os jogos.
NA FASE FINAL,A VIDA QUER IMITAR A ARTE
Esses foram os resultados das quartas de final e os confrontos de semifinais.
O único confronto igual a edição da Euro de 2012 é essa semifinal entre Portugal x Espanha, naquela situação a Espanha eliminou Portugal, depois de um 0 a 0 no tempo normal e prorrogação, as cobranças de pênaltis ficaram em 4 a 2 para a Espanha, que avançou para aquela final e ganhou de 4 a 0 contra a Itália.
Aqui também pode se repetir a final de 2012, caso Itália elimine a Polônia, detentora da melhor campanha e com 100% de aproveitamento ainda, ahh e a Espanha teria que nos eliminar também, vem jogo difícil aí.
Jogo 5 - Semifinal - Vs. Espanha
Abaixo está o Highlights da partida
Gols: Portugal: Hélder Postiga e Cristiano Ronaldo/ Espanha: Sergio Busquets.
Enfim conseguimos chegar na final, vamos conhecer o adversário, mas este jogo foi o mais complicado do campeonato até aqui, apesar da Espanha não ter demonstrado nada, um futebol bem pobre, parece que a seleção de Portugal sentiu a ausência de Hugo Almeida, saiu lesionado.
Portugal parecia muito nervoso e perdeu inúmeras chances, o que deixou a semifinal com um clima tenso e nervoso. Por fim, Cristiano Ronaldo garantiu a classificação no último minuto da prorrogação. Antes do gol, teve um lance inacreditável, onde a bola calhou de não entrar, ainda bem que saiu o gol no lance seguinte, já estava botando fé que iriamos para os pênaltis. Abaixo vai ter um vídeo menor para ilustrar o que aconteceu.
Mas a grande baixa fica para a lesão de Hugo Almeida, jogador que é peça fundamental no time e irá perder a final.
OLHO NO LANCE !!!
UM JOGO PARA A GLÓRIA
Ambas semifinais foram apertadas, e agora vou enfrentar a Itália na finalíssima, time que vem esboçando muitos pontos positivos no torneio, Polônia aguentou até onde dava, fez uma excelente Eurocopa.
Jogo 6 - Final - Vs. Itália
Abaixo está o Highlights da partida
Gols: Portugal: Hélder Postiga / Itália: Di Natale, Balotelli e Marchisio.ÉHHH...... infelizmente a taça não veio, Itália resolveu o jogo rápido, no 1° tempo já abriu um 2 a 0 que ficou difícil correr atrás, quando diminuímos o prejuízo, veio o banho de água fria com o gol do Marchisio.
Após isso ficou muito difícil agredir no ataque, ainda tendo que se preocupar em defender, pois o Balotelli fez uma partidaça, uma baita final.
A Itália entrou querendo o título e com mais vontade, Portugal tentou se reinventar sem Hugo Almeida, peça que poderia incomodar a zaga italiana, mas não houve muito tempo para ideias novas, isso foi crucial. Os Italianos sobraram do início ao fim e não deixaram a gente jogar, baita final de 1 time só. É bizarro que parecia um remember para vingar a final real de 2012, como se fosse a última chance de ser campeã.
Obs: Não deu para mostrar a entrega da taça, porque neste game só tem animação quando o player que tá jogando é campeão, infelizmente.....
Ficam aqui dois pensamentos avulsos, Itália foi campeã igual na edição de 2020, seleção na qual eu torci para ganhar, e fiquei pensando o que poderia ter acontecido se a Espanha tivesse me eliminado e fizesse final contra a Itália, iria acontecer tudo igual? Nunca saberemos, kakakaka, valew por acompanhar essa turnê aqui, e quem sabe ano que vem, perto da Copa não aparece outro torneiozinho temático.
Espera que tem só +1 vídeozinho dos Man of the Match de Portugal e as estatísticas finais da competição.
As premiações da competição ficaram com Balotelli que terminou como artilheiro isolado com 5 gols, Cristiano Ronaldo foi o líder em assistências distribuindo 4 passes para gols e nos Clean Sheets ficou dividido entre Casillas, Neuer e Szczęsny, ambos com 2 jogos sem tomar gol.
Esses foram os Man of The Match da campanha de Portugal, os jogadores de Portugal foram escolhidos em todos os jogos da Eurocopa:
Jogo 1: x Holanda - João Moutinho com 8.7.Jogo 2: x Dinamarca - Hugo Almeida com 9.8. Jogo 3: x Alemanha - Cristiano Ronaldo com 9.4. Quartas de Final: x Rússia - Raúl Meireles com 8.4.Semifinal: x Espanha - Cristiano Ronaldo com 8.7. Final: x Itália - Hélder Postiga com 8.9.
Apesar de Raúl Meireles ter ganho apenas 1 Man of The Match, ao meu ver ele foi o melhor jogador de Portugal, e uma das principais peças dessa seleção, apoiando muito para desafogar o time e ajudando com assistências e gols que valerão a ida para a final e essa incrível campanha no Europeu.
*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 23 de ago. de 2021.
Apesar de Raúl Meireles ter ganho apenas 1 Man of The Match, ao meu ver ele foi o melhor jogador de Portugal, e uma das principais peças dessa seleção, apoiando muito para desafogar o time e ajudando com assistências e gols que valerão a ida para a final e essa incrível campanha no Europeu.
*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 23 de ago. de 2021.
Indicação da Música
A indicação da música desse texto vai ser igual foi a do Euro 2004, TEMÁTICA, para ficar no clima da competição kakakaka, optei por escolher o tema da própria Euro 2012 para deixar a ambientação bastante semelhante, já que desde o início esse post é totalmente temático, essa é a escolha.
A música que irei indicar para este jogo é: Oceana - Endless Summer, essa é a faixa 9 do álbum My House (2012) e foi o tema da Euro 2012 que teve Ucrânia e Polônia como sede do campeonato.
No clipe vemos diversos lances de outras Eurocopas, com maior foco na edição de 2008, mesclando com o paisagismo de algumas cidades da Europa e pessoas fazendo freestyle com a bola do torneio e camisas de algumas seleções. Lewandowski faz uma breve aparição também, deve ter sido escolhido por ser o ídolo de um dos países que era a sede.
Aqui abaixo está o link desta indicação:
A indicação da música desse texto vai ser igual foi a do Euro 2004, TEMÁTICA, para ficar no clima da competição kakakaka, optei por escolher o tema da própria Euro 2012 para deixar a ambientação bastante semelhante, já que desde o início esse post é totalmente temático, essa é a escolha.
A música que irei indicar para este jogo é: Oceana - Endless Summer, essa é a faixa 9 do álbum My House (2012) e foi o tema da Euro 2012 que teve Ucrânia e Polônia como sede do campeonato.
No clipe vemos diversos lances de outras Eurocopas, com maior foco na edição de 2008, mesclando com o paisagismo de algumas cidades da Europa e pessoas fazendo freestyle com a bola do torneio e camisas de algumas seleções. Lewandowski faz uma breve aparição também, deve ter sido escolhido por ser o ídolo de um dos países que era a sede.
Aqui abaixo está o link desta indicação:








