Lançamento: 1995,
joguei a versão de PC.
Note: Você que acompanha o Viddeo Jogos, deve ter percebido que ultimamente não está tendo muito padrão para a postagem, devido há alguns empecilhos não houve texto para o mês de Agosto e confesso que está meio desregulado o projeto, mas voltarei ao normal e tentarei padronizar nos próximos meses. Aí se puder, acredite que este texto é o de Agosto okay? Kakakkaka
Pois bem, após esse esclarecimento vamos ao conteúdo, o game que escolhi para fazer o texto é Full Throttle, essa maravilha do subgênero Point and Click, muito famoso em games de PC dos anos 90. Esse gênero de game, muitas vezes são jogos de aventura com puzzles, do qual sua interação se baseia em poucos comandos, assim sendo real o "aponte e clique", também são bastante conhecidos por ter uma narrativa forte.
Para explicar melhor, Point and Click, Narrative Adventure, Puzzle Adventure, Walking Simulators e Escape Room são todos do mesmo gênero que é o Adventure Games, deixarei uma arte com games que ilustram melhor cada subgênero.
Arte para diferenciar alguns Adventure Games
Mas falando de Full Throttle, eu não me lembro ao certo de como cheguei nesse game, sei que a ambientação e narrativa sempre me chamaram a atenção. Esse universo futurista mas ao mesmo tempo retrógrado, (vejamos se dá pra me entender...kakakkaka, vou tentar de novo) um futuro distópico, vamos especificar assim, alá Mad Max, sempre me ganhou, e por se tratar de uma gangue de motoqueiros nesse mundo, sempre tive curiosidade.
Lembro que em 5 minutos de Intro o game já tinha me ganhado, achei tudo muito legal, história e personagens, me pegou como se eu tivesse vendo um filme mesmo. Como eu disse acima, o ponto forte de games assim na maioria das vezes é a narrativa, e em Full Throttle é isso que acontece, apesar de se tratar de um game no formato point and click, você não tem tanta liberdade ou até maneiras diferentes para entendimento ou absorver os fatos do game, é uma única maneira, mas é tão bem contada e amarrada, que você nem vai sentir falta de informações, vai por mim.
O game se baseia muito em road movies, no qual você acompanha história e personagem através de uma viagem, já o tema da história explica um pouco a modernização para outras tecnologias, essa transição tecnológica nos meios de transporte, trocando as motos que conhecemos por veículos futuristas, assim forçando todos ou os últimos dos motoqueiros selvagens a abrirem mão da sua essência e liberdade, Ben que é líder da gangue Polecats faz de tudo para continuar sendo original e não se vender. Sem querer spoilar, é o máximo de informação que darei para não estragar a experiência de quem quiser conhecer.
Importante informar, Full Throttle recebou uma remasterização que foi lançada no ano de 2017 para videogames da 8ª geração, leia-se PS4 e XBOX ONE, PC também recebeu esse remaster, isso abriu um grande leque para um novo público conhecer esse classic do PC.
Eu joguei a versão de 1995 para PC que já era lindíssima, obviamente o remaster ficou bem mais bonito, mas ambas versões eu gosto. A arte do jogo é muito bem feita, o cenário e ambientação dele retrata bem uma viagem por rodovias desertas com vilarejos que não são confiáveis. Outro aspecto que acho super bem feito é a dublagem que foi feita para o game, por ter um foco em narrativa, todas as vozes e interpretações são perfeitas.
Obs: Uma informação breve, o ator Mark Hamill, conhecido por ser o Luke Skywalker em Star Wars, participa de Full Throttle dublando 3 personagens.
PS: Optei por deixar essa arte abaixo com Road Movies, alguns desses filmes não tem nada a ver com motoqueiros, mas são na estrada e se assemelham muito ao game, no aspecto de sair por rodovias cinematográficas viajando, espero que gostem.
Ps: Filmes e séries mais focados em gangues de motoqueiros, deixarei para um outro game que já tenho em mente.
UM POUCO SOBRE O GAME
Full Throttle é um jogo que particularmente eu gosto bastante, a ambientação, narrativa, personagens, cenas de ação e aventuras ao longo da história faz com que tudo funcione bem demais, pelo menos pra mim. Deixei um vídeo abaixo, de como é jogar com Ben, o líder dos Polecats, espero não estragar a experiência de quem for jogar. Pode parecer que comentei pouco sobre o game, mas é que nele, o quanto menos a pessoa souber da história é melhor, espero que tenham curtido.
Obs: Vou só mencionar aqui, as gangues rivais das quais não quis mostrar muito para não atrapalhar quem for jogar, são muito legais, todas com características específicas que só enriquecem a história, essas são as gangues: Rottwheelers, Vultures e os Cavefish.
E tenha um pouco de paciência, pois o game não te dá tantas dicas para progredir, tem que testar tudo e tentar entender como funciona as mecânicas do game, mas se você curte temas que envolvam motoqueiros, jogos de puzzle/ Point and Click ou gosta somente de uma boa história, pode ir de cabeça nesse game.
*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 20 de set. de 2020.
*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 20 de set. de 2020.


