INJUSTICE: Gods Among Us


Lançamento: 2013,

joguei a versão de Xbox 360.


Hoje vou falar de Injustice: Gods Among Us, aproveitando o hype criado pelo filme da Liga da Justiça de Zack Snyder, que de antemão curti muito mais que a versão de 2017, resolvi falar um pouco deste game que eu gosto bastante.


Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)

Injustice sempre foi um game mais do que presente na mão de todos os amigos que tinham o Xbox 360, pois na época não conhecia muita gente com o PS3. Eu não tive o videogame nesse período e achava muito legal essa reunião dos personagens do Universo DC em um jogo de porradaria, vilões e heróis todos baseados de HQs. Mas então, aquilo era uma novidade no que eu conhecia, essa reunião da Liga da Justiça em games, conhecia somente os jogos soltos do Superman e Batman.


Algum tempo depois, descobri que essa reunião já havia acontecido em games de outras plataformas. Esses acho que são alguns dos mais conhecidos: Justice League: Task Force, que até é bem semelhante ao Injustice por ser um game de luta, 2d alá os clássicos Mortal Kombat, Street Fighter e The King Of Fighters, só que com os personagens da Liga da Justiça. Tem também o Justice League: Heroes esse mais conhecido, pois é da geração do PS2, que lembra muito as mecânicas do X-Men: Legends, devido a gameplay ser “meio” mundo aberto e a câmera vir por cima dos personagens, deixarei uma arte abaixo com alguns dos outros games e as plataformas onde foram lançados.


Games de luta não é o meu forte, eu raramente me interesso, mas as vezes gosto de me aventurar em um The Kings of Fighters ou Marvel vs. Capcom. Mesmo com tudo isso, fui atrás de Injustice, e foi um dos primeiros games que joguei no meu 360, pois queria muito ele, de tanto ter visto, mas pouco ter jogado, e pra ser sincero atualmente é um dos meus favoritos de luta, e gosto muito também pelo fato do game entregar uma adaptação bem interessante desse Universo, coisa que o cinema ainda não soube fazer.


Liga da Justiça (2017)

Falando um pouco do universo DC, o personagem que sempre fui mais próximo é o Batman devido ao lançamento de filmes frequentes e por ter vários games sobre ele. Com isso quando foi anunciado que teria um filme da Liga da Justiça, unindo o Universo semelhante ao que já vinha acontecendo com a Marvel (e possuindo muito sucesso), minha reação foi ficar empolgado, que por falta de conhecimento mesmo, curtia mais os personagens da DC, mesmo sendo leigo no assunto geral, (atualmente mudou um pouco, a Saga Vingadores de filmes fez eu aprender um pouco sobre a Marvel).


Na minha mente, esse universo da DC que se iniciaria com o filme da Liga da Justiça, iria criar um elo mais forte com esses outros personagens dos quais pouco conhecia, e isso eu achava o máximo, mas não aconteceu (ainda).


Quando lançou o filme, eu logo assisti, achei médio na época, para um filme que teve um desenvolvimento totalmente conturbado, achei okay. Mas aí rolava um boato que havia uma versão de Zack Snyder, a versão original do filme, esse boato foi até 2021 quando finalmente foi lançado para o público, essa versão original com mais de 4 horas de duração, e particularmente sinto que essa versão é muito melhor que a de 2017.


Deixando claro, que gostava muito de Liga da Justiça, mas não por quadrinhos, pois nunca tive esse hábito e cultura de ler HQ, mas sim pela animação que passava nas manhãs do SBT. akakkakakakakakaka


Mas e o Game?

Após comentar um pouco da minha relação com o Universo da DC, vou falar do game, e sendo sincero é um dos games de luta que mais curto, o modo história dele acompanha vários heróis e vilões, creio que alguns deles seja a primeira aparição em games.


Vários aparecem durante a campanha sendo jogáveis ou simplesmente para enfrentar, isso eu acho animal, diferente de muitos jogos de luta, do qual você escolhe um personagem e faz a campanha dele, aqui você conhece alguns jogando, esse recurso ajuda acompanhar a história por pontos de vista diferentes. A campanha do jogo funciona sempre em 2d, padrão game de luta, mas em alguns raros momentos aparece um tipo de "quick time event" em 3ª pessoa.


Aqui vou falar algumas características que eu gosto nesse game: Os golpes são bem particulares e específicos de cada personagem, os especiais são bem legais também com animações cinematográficas, as transições de cenário dão uma empolgada nas batalhas, para levar a luta para outro ambiente, usar itens do cenário também é um auxílio, e por último uma coisa que eu particularmente gosto muito que é a localização do game, a dublagem eu acho perfeita, tanto durante as cutscenes que é muito bem feita e lembra uma animação, quanto durante as lutas, contando com vozes que já conhecemos de outras adaptações dos personagens da Liga da Justiça, e isso foi um baita acerto.


O ponto central da história gira em torno do Superman, tendo essa questão: Até que ponto é benéfico ter um Super-Homem na terra? E se ele se rebelar, quem vai cuidar dele? Um pouco semelhante ao que vimos nos filmes de Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016) e Liga da Justiça (2021), ambos do Zack Snyder.


Como de costume, deixarei uma gameplay do game, para quem nunca jogou, ter uma ideia de como funciona, já vou me desculpando pela jogatina, pois não sou dos melhores, mas me esforço bastante... kakakakakkaa
*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 30 de abr. de 2021.



Indicação da Música

Para esse texto queria algo mais sombrio em termo de música, porque acho meio difícil achar um gênero para a temática, sendo assim, encontrei essa da qual a letra se encaixa muito, analisando do ponto de vista de quem é uma pessoa normal no mundo de heróis com super poderes, achei legal tentar criar esse paralelo.


A música para este jogo é: Black Sabbath – The Eternal Idol, faixa 9 do álbum de mesmo nome, The Eternal Idol de 1987, a escolha para esse som foi a letra e o estilo, como mencionei, em um mundo hipotético de super heróis como os humanos ficam? E o estilo por ser um pouco sombria, se encaixou com a música que eu gostaria de indicar.


Aqui abaixo está o link desta indicação: