Lançamento: 2007, joguei a versão de Playstation 2.
“Hi, I’m Johnny Knoxville, welcome to Jackass……..”. Foram incansáveis as vezes que escutei essa frase durante a minha adolescência, desde a 1ª vez que assisti virei muito fanboy deste programa, que de série virou filme e até pro cinema foi. Para você que nunca ouviu falar de Jackass, vou dar um breve resumo sobre o que se trata.
Era um programa que passava na MTV no começo dos anos 2000, onde o diretor Jeff Tremaine comandava 9 caras (Johhny Knoxville, Steve-O, Bam Margera, Ryan Dunn, Jason “Wee Man” Acuña, Chris Pontius, Ehren McGhehey, Dave England e Preston Lacy ) para fazer as coisas mais bizarras possíveis, beirando o limite do corpo, coisas inimagináveis mesmo, mas tudo com a atenção de profissionais, eles deixavam isso sempre claro, porque o que tinha de adolescente na época querendo imitar era loucura, o formato que era utilizado na série e nos filmes era dividido em quadros, que apresentavam o desafio.
Eu particularmente fiz um caminho meio inverso ao da maioria que conhece Jackass, enquanto boa parte viu a 1ª vez por meio da MTV, eu só fui assistir muitos anos depois, na real acho que já havia lançado todas as 3 temporadas e havia acabado de chegar o Jackass 2.5.
Arte abaixo com os posters dos filmes e da série
Obs: Também existem programas específicos derivados de Jackass, mas só com alguns dos integrantes. Ahhh e possui um * no Episódios Perdidos de 2009, porque ele é feito com cenas gravadas ao longo de todo o período, mas que não nunca tinham entrado em nenhum filme.
Mas meu conhecimento do programa se deu assim: estava lá eu por volta de 2008-2009, na internet procurando filmes para ver, quando me deparo com a capa de Jackass: The Movie, o 1º filme da franquia que é de 2002, capa essa que acho maravilhosa até hoje. E resolvi assistir, eu lembro até hoje o sentimento que foi assistir aquilo durante uns 20 min. Fiquei perplexo como aquilo era possível e engraçado ao mesmo tempo, eram coisas que nem pagando dava pra acreditar que a pessoa faria, desde pegadinhas com pessoas desconhecidas até esquetes com utensílios de esportes radicais e animais selvagens, valia tudo, em alguns episódios também aparecem personalidades famosas, Mat Hoffman e Tony Hawk são algumas das que participaram da franquia.
E aí fui pesquisar e entendi a proporção e o tamanho que aquele show tinha, era extremamente famoso, só eu que não conhecia kakkakakaka, após assistir esse primeiro, acabei gostando demais e já fui atrás dos outros para ver, fiquei também sabendo que iria lançar Jackass 3D, e aí já enfileirei na lista, achei muito foda como eles usaram o recurso de uma câmera lenta, e a série parecia que daria um salto maior ainda, pois o lançamento fez um barulho muito forte.
Após Jackass 2, foi lançado o 2.5 - Sem Censura que era uma versão documental com relatos e cenas extras que não foram para a versão principal, em 2011 isso também aconteceu com o 3D, a versão 3.5 - Sem Cortes chegou ao público com o mesmo formato, que foi o último até então envolvendo todos os membros da série, o show acabou entrando em hiato até os dias atuais, devido ao fato de apenas 6 dias após o lançamento do 3.5, Ryan Dunn infelizmente acabou falecendo em um acidente automobilístico.
Mesmo com esse hiato da série, em 2014 veio Vovô Sem Vergonha, que é um filme derivado de Jackass, mas é diferente de tudo que já havia lançado, seguindo uma narrativa e roteiro. Johnny Knoxville se passa por um senhor de idade, sem filtro algum que toma conta de seu neto, é tudo roteirizado, mas capta as reações de pessoas que não sabem que aquilo é um filme, a maquiagem/fantasia de Johnnny Knoxville se passando por um idoso é perfeita e essa técnica já foi usada em algumas esquetes ao longo da série Jackass, Knoxville é o único que atua nesse filme, eu acabei vendo no cinema esse filme e foi um dos que mais me diverti.
Obs: Vale mencionar que em 2021 tem a previsão de lançar Jackass 4, será o primeiro que irá reunir a trupe pós o hiato, de acordo com algumas informações, Bam Margera não irá participar devido ao seu vício.
*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 31 de mar. de 2021. De lá para cá, em 2022 foi lançado o Jackass Para Sempre, Bam Margera foi o único do elenco original que não participou do filme.
Mas enfim, o intuito desse texto é falar sobre o jogo, depois disso tudo, agora chegamos nele kakakkakaa.
Sendo um Jackass
Falando um pouco agora sobre o game, ele funciona no formato da série e dos filmes, são vários desafios bizarros envolvendo todos os personagens da franquia que foram dublados pelos próprios atores, somente Bam Margera não está no jogo pois tinha um contrato de exclusividade para outro game. Esses desafios têm objetivos e envolvem um tempo para completá-los, legal que mostra as fraturas que acontecem com o seu personagem (muito normal ao longo desses anos de Jackass).
Ao completar uma leva de desafios, outros são liberados. A história do game se baseia no jogador substituir o diretor e gravar as cenas para uma nova temporada da série. Após concluir os desafios, eles ficam disponíveis para jogar tanto no multiplayer quanto sozinho, roupas também são desbloqueadas. Alguns dos episódios fazem referências a quadros reais que eles fizeram ao longo desses anos na série e nos filmes.
Obs: O que é legal também é que durante o carregamento é mostrado um desenho em papel de como irá funcionar o desafio. Durante as filmagens reais para a série e os filmes, alguns dos desafios de Jackass eram esboçados da mesma maneira, desenhados como uma ideia.
Com o vídeo abaixo vai ficar mais fácil de entender do que se trata a franquia Jackass e este game, mostrei somente alguns dos desafios e alguns dos personagens. O meu intuito na real foi fazer uma homenagem a essa saga que tenho um carinho muito grande e que também é um dos meus programas favoritos e comentar um pouco sobre este game, pois este projeto é sobre viddeojogos…. kakakakkakak.



