Jackie Chan Stuntmaster


Lançamento: 2000,
joguei a versão de Playstation 1.


Jackie Chan talvez seja um dos atores que mais vi filmes durante a infância, na época vários canais da Tv aberta passavam filmes dele, Mr. Nice Guy, Hora do Rush, Bater ou Correr e O Terno de 2 Bilhões de Dólares são alguns. Também tinha uma animação, As Aventuras de Jackie Chan, que no período da manhã era presente na grade da televisão. Em tantos meios do entretenimento, obviamente ele não ficaria de fora do mundo dos videogames, aqui entra Jackie Chan Stuntmaster.

Arte com os filmes que mais gosto dele


PS: Vale mencionar que foi anunciando Bater ou Correr 3 e existe um rumor de Hora do Rush 4, ambos sem previsão de lançamento.

Lembrando que o Jackie Chan possui games em diversas gerações de videogame, vou citar outros para quem quiser ir conhecer. Além de Stuntmaster, outro game dele que existe é o Jackie Chan Adventures: Legend of the Dark Hand, ele é baseado na animação e foi lançando para Game Boy Advance em 2001, somente em 2004 chegou ao Playstation 2 com o nome Jackie Chan Adventures, inclusive essa versão ficou bastante conhecida.

Mas voltando ao Jackie Chan Stuntmaster que é a pauta desse texto, talvez seja um dos primeiros jogos que vi no Playstation 1, na época eu não tinha videogame e meu colega tinha esse e outros diversos jogos. Ele sempre me apresentava e botava para eu jogar games diversos, títulos como Tarzan, Pepsiman, Scooby Doo and the Cyber Chase e Crash Bandicoot são alguns dos que vi a primeira vez no videogame dele.

Em relação ao Stuntmaster, quando eu era mais novo eu não cheguei a fechar, no meu imaginário eu tinha feito diversas coisas e várias fases, enganado estava, vim fechar a primeira vez ano passado e jogando percebi que quando era criança nunca tinha chegado até a fase 3, tudo que conhecia do game estava ali no começo. Kakakakakkaka

Mas agora sobre o game o que eu acho legal dele é que se assemelha muito em tudo que o Jackie Chan já fez, o estilo do game é beat ‘em up variando em cenários desde terraços até ruas. O engraçado é que nos créditos desse game passam os erros de gravação, igual aos filmes dele, é muito divertido.

O estilo de história e o fato de você ter a opção de pegar objetos para acertar os inimigos desde peixes, cadeiras, vasos e até panelas me faz lembrar bastante de Mr. Nice Guy.

Obs: O game se baseia em lutar contra diversos inimigos e usar o que tiver pela frente para derrotá-los. Para recuperar a barra de vida você pode pegar leite, sushis e biscoitos da sorte.

Mas sendo sincero, este game me deu um pouco de dor de cabeça, os saltos errados dão um certo nervoso, pois nem sempre é reflexo ou habilidade, as vezes é a própria mecânica do jogo que te faz errar. Mas é um bom jogo, você só tem que ter calma em diversos momentos. Caso queira jogar, tenha paciência para as missões no metro e para as missões na fábrica, elas irão testar sua sanidade mental.

Enfim, jogando esse game e relacionado com os filmes de pancadaria dele, eu cheguei à conclusão que me divirto mais assistindo ao Jackie Chan do que jogando com ele. Kakakakkaka

Obs: Existe uma fase bônus chamada Shaolin Temple, para desbloquear você terá que juntar 20 dragões dourados que podem ser encontrados em algumas fases e pegando todos os dragões vermelhos.

PS: Vou ficar devendo captação dessa parte bônus, porque foi um sacrífico para conseguir fechar o jogo, quem dirá pegar todos os dragões. Mas para quem quiser tentar, aí está a informação e boa sorte!

*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 28 de fev. de 2020.


Indicação da Música

Em cada postagem indico um som que me lembre o jogo, não necessariamente que faça parte da trilha sonora. A soundtrack desse game possui cerca de 26 músicas, todas são instrumentais e nas temáticas dos lugares das fases, bem música ambiente mesmo.

Achar uma na temática que se encaixasse nesse game foi um pouco difícil. Mas a música que irei indicar para este jogo é esta: Gorillaz - Hongkongaton, esse som é a faixa 3 de uma coletânea chamada D-Sides que possui 22 faixas e foi lançada em 2007.

A temática e o nome da música são familiares ao game pois Jackie Chan é de Hong Kong, e os efeitos usados neste som se relacionam muito com a China. O engraçado é que o refrão da música combina com o que acontece em boa parte do game que é “Just falling out, not making much of anything...” ou “Só caindo, sem fazer nada mesmo”, é triste mas é isso que acontece durante boa parte dos saltos.

Aqui abaixo está o link desta indicação: