Life is Strange


Lançamento: 2015, joguei a versão de Xbox 360.


Desde quando comecei o projeto, sempre quis escrever algo especial que conversasse com a campanha do Setembro Amarelo, consegui fazer este ano. Para quem não conhece, Setembro Amarelo é o mês de campanha para o combate e prevenção ao suicídio, 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha ocorre durante todo o ano.


Queria aproveitar esse espaço que tenho aqui, para falar um pouco do tema e da importância de conversarmos sobre a depressão, solidão, pensamentos ruins ou até mesmo bullying e ações que possam impactar a vida de outras pessoas.


O motivo por escolher Life Is Strange, é que eu acho um game bastante atual sobre o momento em que vivemos e que conversa muito com essas situações que citei acima, depressão, bullying, saúde mental e o nosso impacto na vida das pessoas, e também é um jogo que eu particularmente gosto muito.


Caso você que esteja lendo esse conteúdo, esteja passando por algum momento ruim ou com pensamentos complicados, não tenha vergonha de procurar ajuda.


Este é o endereço da campanha: https://www.setembroamarelo.com/, você pode ter contato por meio do chat, e-mail, presencialmente ou pelo telefone, ligue no 188 e peça ajuda. Pensamentos ruins e se sentir mal nunca é besteira. Caso esteja passando por algum momento complicado, por favor NÃO DEIXE DE PROCURAR AJUDA. Abro esse espaço também, caso queiram conversar ou desabafar, podem entrar em contato via e-mail do projeto: viddeojogos@gmail.com. 

Agora vou falar um pouco sobre como conheci o game, meu primo já havia jogado no xbox one, creio eu, e em uma visita em sua casa, ele me botou para jogar um pouco do 1° capítulo. De início a temática já me pegou muito, por se tratar de efeito borboleta, um tema que gosto forte.


Eu fiquei tão interessado que nem quis jogar o 1° capítulo inteiro, porque queria aproveitar melhor e dar mais atenção aos detalhes, porque nesse game as pequenas informações são muito importantes. De volta para casa, naquele momento eu não conseguia jogar o game, pois só tinha um PS2 e ficou somente na lista de desejos.


Após eu pegar o xbox 360 e em conversas com meu primo, resolvi jogar. Como o game é dividido por capítulos, o 1° é de graça para você sentir o jogo, pensei: "vou baixar o 1° e caso goste bastante, compro os outros capítulos depois". Finalizei o capítulo 1, no mesmo dia comprei os outros 4, a imersão foi total na história do game e queria descobrir qual seria o desfecho daquela aventura.


Para falar sobre o game, tentarei ser o mais simples possível, comentando somente sobre algumas mecânicas do game e do que se trata Life is Strange, de forma bem superficial, vai por mim, quanto menos você souber, melhor vai ser sua jogatina.


O GAME

Life is Strange acompanha Max Caufield, após alguns anos vivendo em Seattle, retorna para Arcadia Bay, cidade onde cresceu, um dos motivos dessa volta para a cidade é para estudar fotografia. Por algum motivo desconhecido, Max descobre que consegue voltar no tempo e a sua habilidade com fotografia vai seguir paralelo com este seu poder. Junto disso, Arcadia Bay tem seus próprios mistérios para serem resolvidos, que irá desenrolar uma história marcante, isso é o máximo que devo falar do game.


Como disse antes, Life is Strange lida com diversos temas sensíveis, isso tudo é ilustrado de uma forma bem minimalista e as vezes até niilista. Em alguns momentos os personagens irão ver somente o lado pessimista das situações. Como é ambientado no período de escola e em uma cidade pequena, conseguimos ver o impacto de nossas escolhas nas pessoas que conhecemos. O game dá nas nossas mãos o controle para termos decisões das quais iremos ter consequências.


O jogo é ambientado em 2013, então é bem próximo com a realidade que temos em escolas, sendo assim, com o avanço da tecnologia de celulares e computadores, muitas vezes os assuntos das salas de aula vazam para a vida social, no game não é diferente. Ao longo da campanha terão embates sobre: bullying, drogas, tristeza, depressão, empatia, saúde mental e a própria aceitação tanto individual quanto coletiva como: O que temos que parecer/ ser/ fazer para sermos aceitos em algum clube ou grupo e não ser o excluído, tudo é muito bem retratado no game, com diversos personagens que ilustram muito bem todos esses lados.


Acompanhado disso tudo e a volta no tempo que citei acima, ainda tem espaço para a Teoria do Caos, da qual serve de base para o Efeito Borboleta e sendo bem raso na explicação seria o impacto que nossas escolhas podem ter no futuro: "E se tivéssemos a chance de mudar essas escolhas, quais seriam as consequências?", o famoso causa e efeito. Isso é o que ronda a cabeça de Max Caufield, sempre conversando com ela mesma, você a verá se perguntando se aquilo era o certo a se fazer em diversos momentos do game.


Ahh e só para menciona, Max tem um diário do qual possui informações sobre as pessoas que encontra, com isso dá um background para conhecermos melhor eles, também acontecem momentos únicos dos quais podemos escolher tirar uma polaroid ou apenas aproveitar o momento.


Para o período que ele foi lançado, Life is Strange foi uma baita ferramenta que conseguiu abrir mais espaço no universo de videogames para se conversar e debater sobre estes temas, sem contar o fato da protagonista ser uma mulher, coisa que não era tão habitual como é hoje em dia.


Recomendo muito para quem gosta do tema Efeito Borboleta e para quem gosta de games com narrativa, é um jogo muito focado nos diálogos e nas escolhas, ele possui pouca ação, o foco fica todo para a interação com objetos e conversas com personagens que irá ver ao longo do caminho.


Queria falar, caso tenham curiosidade para jogar, recomendaria começar pela DLC: Life is Strange: Before The Storm, que muda um pouco a mecânica de jogo, mas conta um período antes e importante dos acontecimentos de Life Is Strange, jogar a DLC antes, creio eu que potencializa muito a história principal.



PS: Abaixo é uma arte com alguns filmes que já assisti e acho que conversam bem com a temática de Life Is Strange, tanto envolvendo a teoria do caos quanto relacionado a temas que o jogo trata.



Eu peço perdão por não ter falado tanto do jogo, mas é porque não queria dar spoiler e estragar a experiência de quem nunca jogou, por isso falei brevemente, vou deixar um vídeo que mostra um pouco sobre o game.
*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 30 de set. de 2022.


Indicação de Música

Para Life is Strange, queria indicar uma música de uma cantora que gosto bastante, só não sabia qual da Lana Del Rey poderia escolher, na maioria de suas músicas, ela ilustra bem o lado sentimental tanto em ritmo quanto em suas letras.


Fui atrás de seus sons em busca de alguma que conversasse melhor com o tema, até que enfim consegui achar. É bom ressaltar que a trilha sonora do game é muito boa em diversos momentos em rádios ou transições de cutscenes, ela aparece de forma sutil para complementar as cenas.


A música para este jogo é: Lana Del Rey - Happiness is a Butterfly, faixa 13 do álbum Norman fucking Rockwell! de 2019. É bizarro como a letra dessa música se assemelha e conversa muito com o game, o ritmo é bem melancólico e acompanha uma letra potente, deixarei a indicação aqui para quem quiser ouvir ou conhecer.



Aqui abaixo está o link desta indicação: