Lançamento: 2010,
joguei a versão de Xbox 360.
Esse é um dos primeiros, se não o primeiro game indie que joguei na vida. Lembro que em conversa com dois amigos, que já eram mais antenados que eu sobre games, acabei conhecendo por indicação deles.
Eu naquela época estava tentando retomar o gosto e conhecimento por jogos, havia acabado de pegar o segundo PS2 estava por fora dos jogos atuais, eu também tinha o PC mas rodava somente alguns jogos mais leves. E assim, naquele momento eu não tinha conhecimento sobre as diferenças entre game indie e um triple A, vivia somente no meu nicho de games de playstation 2 mesmo, com Limbo foi descoberto um novo universo, vamos dizer assim.
Com isso, fui atrás de jogar, consegui para computador, só que durante aquele mês que ia começar a jogatina, o meu PC ficou sem som, fiquei chateado, pois as informações que tinha é que a arte e trilha sonora do game eram peças fundamentais na experiência desse jogo.
Como não ia arrumar tão cedo por falta de verba, resolvi jogar mesmo assim, mas para mascarar um pouco o som, peguei o celular com um fone e dei play em uma playlist do youtube que havia todas as músicas da trilha sonora, e assim foi, de forma bem improvisada, confesso que a experiência foi sucateada, mas naquele momento era o que eu tinha, e eu estava muito na fúria de conhecer....rsrsrsrs.
Durante essa primeira jogada, mesmo sem ter um enorme fator que era o som, consegui ver o quão magnífico era aquele game, uma história cheia de mistérios e com uma jogabilidade de mecânicas simples, se tornando em algo muito inteligente e um aspecto de uma aventura quase gótica, escondendo do jogador o ambiente que está e que perigos estão por vir.
Estilo
Limbo é uma aventura de puzzle que usa somente uma paleta monocromática ao longo da jornada, indo da cor preta para camadas de tons de cinza e a cor branca para dar contraste, uma aventura dark da qual você tem que tentar sobreviver. Limbo me lembra até alguns filmes de terror do começo do século 20 pelo estilo da arte e ambientação.
Obs: Essa arte abaixo possui alguns filmes de terror de temática surrealista e estética parecida com o game, achei legal pegar esse espaço para indicar alguns filmes, mesmo eles não sendo tão semelhantes assim com a história de Limbo.
Depois joguei diversas vezes no 360 tendo a experiência completa, e virou um dos meus games favoritos, dos indies é top 3 fácil. Limbo usa como base o minimalismo com poucos detalhes em cenários enormes e as cores deixam o ambiente obscuro e desconhecido para que a sua curiosidade se aprofunde cada vez mais na história e naquele universo.
O fato de o personagem se encontrar solitário e se sentir fraco em um ambiente totalmente escuro, remete muito a características de games de terror, onde a sobrevivência é a única coisa que importa, essa semelhança me ajudou a gostar ainda mais do game, pois curto bastante a temática de terror, seja ela em games ou filmes, é facilmente meu gênero favorito.
A primeira vez que joguei, gostei muito, pois foi algo que nunca tinha visto, eu considero meio que uma obra prima do audiovisual, é pura arte, fiquei muito satisfeito com o que o jogo me apresentou e admirado com tamanha qualidade em todos os âmbitos, desde roteiro, estilo da arte, gameplay e trilha sonora que é uma playlist instrumental absurda, lembrando em alguns momentos músicas de orquestra.
PS: Espero ter agradado com o conteúdo, recomendo ao máximo tentar jogar primeiro e depois voltar para ver o vídeo do game que vou deixar abaixo, para não estragar a sua experiência, desejo boas festas e um próspero 2021.
*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 29 de dez. de 2020.
Indicação da Música
Para Limbo fui em busca de músicas com temáticas mais obscuras, procurei bastante coisa com essa ambientação, mas não conseguia achar nada que ilustrasse bem o cenário e o estilo do jogo, era tudo muito pesado em termos de som, achei que ficaria desconexo da experiência.
A música para este jogo é Marilyn Manson - In the shadow of the Valley of Death, faixa 8 do álbum Holy Wood de 2000, eu particularmente curti muito essa escolha pois não conhecia esse som, foi a que mais casou com a temática do jogo, mesmo pela levada de ritmo mais cadenciada até elementos sonoros como do vento, que me faz lembrar muito os cenários de floresta e os ambientes vazios que encontramos ao longo da gameplay.
Aqui abaixo está o link desta indicação:

