Lançamento: 2003,
joguei a versão de Playstation 2.
Escolhi escrever sobre esse game devido ao anúncio, no último mês, de que este jogo ganhará um remake e já chega em janeiro de 2021 para as plataformas XBOX, Playstation e PC. Eu queria ter feito um texto sobre o jogo antes, mas estava esperando finalizar o 1º game da série, a versão de 1989 de SNES, mas como não terminei ainda, resolvi fazer deste primeiro e no futuro faço do 1° game da série.
Trailer do Remake de The Sands of Time
Minha primeira lembrança quando falam de Prince of Persia é a respeito do 2º jogo da trilogia (Warrior Within) que foi lançado para a 6ª geração de videogames. Lembro de quando era mais novo, tentei jogar sem saber muito, acabei por ficar empacado em uma parte e nunca mais voltei. Prince of Persia e God of War eram meio que necessários para quem possuía o Playstation 2, eu sempre dei mais atenção ao God of War, acho que devido a esse impasse no 2° jogo que citei acima.
De um tempo para cá, fiquei curioso para conhecer a saga, comecei o clássico na versão de SNES, até hoje não terminei rsrsrsrsrsrs, creio que estou na parte 8, como anoto minhas passwords, algum dia eu continuo de onde estou, meio que paralelo a isso, resolvi dar uma chance ao Sands of Time.
Eu tinha uma visão completamente diferente antes de jogar o Sands of Time, achei até que iria começar o game e deixar meio de lado, mas me enganei, a aventura dele era o que eu tava precisando, um game que trata a história como uma jornada mesmo, aventuresca, bem similar a um filme de aventura mesmo, jogando o game achei ele bem semelhante em diversos aspectos a um filme que vi muito quando era mais novo, O Escorpião Rei, filme de 2002, protagonizado pelo The Rock.
Eu sempre gostei bastante de filmes dessa temática, de exploração e descoberta, misturados com ação e aventura, e isso que Sands of Time proporciona, por isso talvez eu tenha gostado tanto do game.
Vale mencionar que em 2010 chegou aos cinemas o filme Príncipe da Persia: As Areias do Tempo, com Jake Gyllenhaal no papel principal, eu particularmente adoro o filme, mesmo não seguindo a história do game à risca, é bem legal para quem não conhece nada do jogo e sem contar que é bem divertido no formato de aventura. Esse é um exemplo daqueles games que ganharam adaptações para o cinema, comentei um pouquinho sobre isso no texto sobre o Reservoir Dogs, que você pode conferir.
Comentando o Game
As mecânicas do jogo são muito bem otimizadas, desde o fator de voltar ao tempo até habilidades de parkour de subir em lugares bem altos e andar pelas paredes, o game também possui câmeras alternativas que você pode trocar, e deixar o visual bonito, em um aspecto de paisagem e mostrando a grandeza dos cenários, isso é bem legal, deixarei um vídeo com alguns trechos de jogatina que vocês podem conferir e ver como o game funciona.
Obs: Legal também que ao ir salvar o progresso, o seu personagem irá ver algumas visões futuras, elas dão algumas dicas do que tem que fazer na próxima fase e além disso, ao morrer, o personagem meio que fala com quem joga, como se ele tivesse contando uma história e se enganasse.
Vale mencionar que é uma dica e não um spoiler, lá por volta de 33% de progresso, vai ter uma certa parede falsa que você pode destruir, ao quebrar, aparecerá uma mensagem que o game clássico foi desbloqueado, isso mesmo agora você poderá jogar a versão de 1989 de Prince of Persia, após quebrar a parede terá uma porta, indo nela você já pode jogar o game original, não precisa finalizar o game para poder jogar, lembrando que você pode deixar para jogar depois também, é só ir na área de extras no menu do game, essa é a única forma de pegar a versão clássica, sem ter que usar códigos.
Obs: Há tutorias no Youtube que mostram o exato momento desse easter egg.
The Sands of Time também possui uma versão para Game Boy Advance, em plataforma, caso queira conhecer.
Fico no aguardo do remake ser tão divertido quanto este jogo, com essa geração que potencializa a riqueza de detalhes, acho que será uma junção ideal para mostrar a beleza dos cenários e até do jogo.
*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 30 de out. de 2020.
*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 30 de out. de 2020.


