Reservoir Dogs


Lançamento: 2006, joguei a versão de Xbox Classic.


Ano passado Quentin Tarantino lançou Era uma Vez em... Hollywood, seu nono filme que à algumas semanas atrás recebeu mais 10 indicações ao Oscar (que acontece dia 9 de Fevereiro). Achei um momento bom para falar sobre o seu primeiro filme, na verdade não do filme, mas sim do game Reservoir Dogs, que traz outros pontos de vista ao clássico de 1992.


Arte com toda a filmografia de Quentin Tarantino

Não me recordo o momento certo em que conheci esse game, só lembro que havia acabado de ganhar meu PS2 e não conhecia muito sobre videogames ainda, da plataforma mesmo eu conhecia os Famosos Need for Speed: Underground e os GTA’s Vice City e San Andreas. Nesta época eu não sabia que era real o desenvolvimento de jogos baseados em filmes, eu achava que eram coisas que não se misturavam, eu estava enganado pois na geração do Playstation 2 era normal se fazer games inspirados em filmes, como The Warriors, Scarface, The Godfather, só para citar alguns, e o Reservoir Dogs era um desses.

Atualmente este cenário mudou, hoje em dia se produz filmes e séries inspiradas em games como Prince of Persia, Assassins Creed, Hitman, Tomb Raider e Need for Speed, esses são alguns exemplos que ganharam uma adaptação para o cinema, sem contar também das séries produzidas pela Netflix como Castlevania e The Witcher, essa última que na verdade é uma 2ª adaptação da série de livros A Saga do bruxo Geralt de Rívia (Wiedźmin), a 1ª foi no videogame e acredito eu que só foi pensada para os moldes de seriado após o sucesso do game The Witcher 3: Wild Hunt.


Mas voltando para Reservoir, eu o conheci de um amigo que me emprestou, era a forma mais fácil que eu tinha de conhecer jogos diferentes. Eu não sabia que era inspirado no 1º filme do Tarantino, tanto que somente anos depois após ter fechado que fui assistir ao filme, graças à internet. Era um pouco difícil de relacionar as coisas, eu era criança e só queria jogar o game que me emprestavam ou ir alugar o filme, sem querer saber muito sobre a produção e desenvolvimento de filmes/games e também não tinha tanto acesso a informação, e já até havia assistido Kill Bill Vol. 2 mas não sabia que era do Tarantino.


O que eu gosto no jogo é que acompanha os Mrs. Blue, Orange, White, Yellow, Pink e Brown. Diferente do filme, mostra o ponto de vista dos personagens durante o roubo e te bota para viver cada fase com um personagem diferente. Em cada capítulo o jogador tem a liberdade de passar por 3 maneiras diferentes, e suas atitudes influenciam para ser ''Psychopath'', ''Career Criminal'' ou ''Professional'', isso altera o encerramento do game.
Obs: Tem como passar a fase sem disparar nenhum tiro e disparando vários. Também existe uma barra de adrenalina que vai aumentando ao fazer reféns ou atirar.
O jogo na verdade é uma grande fuga, variando entre cenários na cidade e lugares mais afastados, também possui fases que envolvem dirigir carros pra dar uma variada. Eu gosto bastante do game por ser um ótimo exercício de imaginação do que pode ter acontecido durante o roubo, fora que jogar essas cenas que no filme não existem eu acho bastante legal.

Se tem um ponto negativo do game são os personagens, pois apenas o Mr. Blonde é interpretado pelo próprio ator do filme, Michael Madsen, todos os outros são genéricos e inspirados nos personagens originais do filme, mas foram dublados por outras pessoas, nem mesmo o Mr. Brown que é atuado pelo próprio Tarantino é licenciado nesse jogo.


Gosto bastante do game, mas não tanto quanto o filme, eu admiro as obras de Quentin Tarantino, cada lançamento dele eu fico ansioso e faço questão de assistir, foi assim com Os Oito Odiados e Era Uma Vez em... Hollywood recentemente. Até hoje, com novos filmes sendo feitos, eu ainda acho Reservoir Dogs um dos melhores dele, porém este é um game bem ''Fan Service'', serve mais para um complemento para quem curte muito a história do filme, mas que não é obrigatório, ver somente o filme já é excelente, o game é mais para quem tiver a oportunidade de jogar e quiser um pouco de ação naquele universo.
*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 31 de jan. de 2020.


Indicação da Música

Em cada postagem indico um som que me lembre o jogo, não necessariamente que faça parte da trilha sonora. Seria até viável indicar alguma da trilha sonora, porque é uma coisa que gosto nesse game, são as músicas originais do filme, mas deixarei o nome das que mais gosto da soundtrack e indicarei uma outra. Para quem curte Spotify tem como achar lá uma playlist com 16 faixas, você pode encontrar como Reservoir Dogs (Original Motion Picture Soundtrack).


Uma coisa que gostaria que aparecesse mais é a trilha sonora durante o game, é mal aproveitada, aparece com grande foco somente nas missões de carro que ao longo da gameplay já não são muitas. As músicas das quais eu gosto são as clássicas Stealers Wheel – Stuck In The Middle With You, George Baker – Little Green Bag e Sandy Rogers – Fool For Love.


Mas a música que irei indicar para este jogo é esta: The Black Keys - Get Yourself Together, faixa 7 do álbum Let’s Rock de 2019. A sonorização dela conversa tanto com o game quanto com as músicas que aparecem na soundtrack, essa música lembra muito alguns sons de rock que eram feitas nos anos 70/80 e casa perfeitamente com o game.


Aqui abaixo está o link desta indicação: