Lançamento: 2011,
joguei a versão de Xbox 360.
Para este mês, queria fazer um texto temático, pensei bastante em games de terror que eu pudesse relacionar com o halloween, ou somente aproveitar a data para falar de algum game que eu gostasse e que fosse de terror ou que tivesse elementos. Aí cheguei em resident evil 4, aproveitando também o hype dessas últimas semanas, pois o game foi relançado para o VR (realidade Virtual), o que fez a internet explodir com essa notícia, pois é um dos games mais populares da franquia, e vem se tornando um dos jogos que mais foi explorado e lançado para as mais diferentes plataformas possíveis e isso é irônico, pois ele era para ser exclusivo para o GameCube em 2005, até foi por um período de alguns meses, no final daquele mesmo ano a exclusividade caiu e chegou ao PS2, terreno onde se popularizar forte. Eu coloquei acima o ano de lançamento 2011, mas é dessa versão de Xbox 360, o game foi originalmente lançado em 2005.
Abaixo vou deixar o comercial japonês que é muito criativo sobre essa nova versão em Realidade Virtual, é um dos melhores comerciais que já vi para anuncio de game, lembrando muito o comercial do game resident evil 2 feito por George Romero (um dos maiores diretores de filmes de zumbis).
Indo do início, esse é um dos games que mais tenho memória da minha adolescência, lembro facilmente várias vezes de jogá-lo ou de ver pessoas jogando em vários momentos quando era mais novo, joguei ele com diversos grupos diferentes de amigos, era quase que um game necessário naquele período de 2006 até 2010. E esse game por mais que não tenha uma campanha multiplayer, ele é atrativo de se jogar em grupo, a aventura de Leon em busca de salvar Ashley mesclada com elementos de terror atraia a atenção de todos, mesmo se você já tivesse jogado, sempre seria uma história que você adoraria ver sendo contada novamente.
E acho que esse sempre foi o motivo de eu ter jogado ele diversas vezes na minha vida. Mesmo que atualmente fazia um tempo em que não jogava ele, estava escolhendo o melhor momento para matar a saudade, e aproveitei para fazer esse texto.
A primeira vez que eu vi, eu não fazia ideia que se tratava de uma franquia, mesmo tendo o 4 no nome, eu não percebi. Naquele momento meu mindset nunca tinha visto algo daquele tipo, foi no auge do PS2, lembro que foi em uma das primeiras idas na casa de uns vizinhos. Lá nessa família, o pai e o filho sempre jogavam games diversos no PS2, nessa 1ª vez que fui lá, o filho já perguntou se eu não queria ver o game, deve ter sido a 1 ª vez que vi um PS2, me lembro forte de como foi.
Adentrando para a sala, já tinha uma galera olhando o pai jogar e parecia a coisa mais dahora do mundo, me juntei ao grupo e só fiquei assistindo, eu fiquei encantado, pois como eu sempre fui fã de terror, ver aquela legião de monstros, foi algo muito legal, eu nem me importava em não jogar, pois não saberia também rsrsrsrrsrss, mas só de ver já estava bom, eu estava ali como se fosse assistindo um filme novo de terror, depois daquele dia o filho virou meu amigo e lembro que voltei naquela semana umas três vezes para ver o game.
Lembro que algum tempo depois eu peguei o meu 1° PS2, fui nesse amigo e pedi emprestado para eu jogar, ele ao invés disso fez uma cópia e me deu, pouco tempo depois eu já estava me aventurando nesse game, não lembro ao certo em que ano eu fechei a 1ª vez, mas me recordo que sempre apresentava para amigos que não conheciam o game.
Lá na casa desse vizinho, descobri também que resident era uma franquia, pois lá eles tinham os dois Outbreak, Code: Veronica e os 3 primeiros para o PS1, mas eu só vi a gameplay do 4 mesmo.
Os games de resident evil anteriores ao 4, sempre foram bastante conhecidos, mas como o clima e ambientação eram mais focadas no terror, e com mecânicas mais no estilo "tanque" junto da câmera fixa em 2d, estilo esse bem popular em games de terror da época, eram motivos que afastavam um pouco o pessoal de querer conhecer, eu era um deles. Resident 4 veio totalmente diferente, com uma gameplay em 3 pessoa e uma câmera em cima do ombro do personagem, do qual mesclava a jogabilidade de terror com ventura, foi algo que veio para ficar e ditou a regra dos games futuros de ação, aventura e terror. Essa jornada mais aventuresca de Leon Scott Kennedy, sem tanto foco no terror não agradou boa parte dos fãs mais old school da série, mas por outro lado atraiu uma galera nova e diferente para a saga, até hoje é o Resident preferido de muita gente.
AÍ ESTÁ! DETRÁS DE TI, IMBECIL!
Vou falar bem breve do plot principal do game, para não estragar a jogatina e nem soltar spoiler para quem nunca jogou, e caso você seja uma dessas pessoas, poderá saber um pouco do que se trata, terá também um vídeo mostrando um pouco as mecânicas do game.
A história acompanha Leon Scott Kennedy, 6 anos após os acontecimentos de Raccoon City. Agora como ex-policial sua missão é em busca de uma jovem chamada Ashley Graham, que está desaparecida, ela é filha do ex-presidente, você deve achar ela e não deixar que sequestrem novamente. Leon recebe a informação de que Ashley está em algum canto da Europa, com isso pega uma carona até um vilarejo rural chamado El Pueblo, localizado na Espanha e aí começa o jogo.
Acho que essas informações já são mais que necessárias para quem ainda não conhece o game, agora vou falar um pouco do impacto dele para mim. resident evil 4 é um dos games que mais gosto, fatalmente um dos meus preferidos, foi o 1° jogo com temática de terror que fechei na vida, e foi o que me deu coragem e curiosidade para adentrar em outros do gênero, alguns bem mais aterrorizantes, mas queria falar um pouco do que eu gosto dele, toda a ambientação junto dos cenários e a história e os personagens que aparecem, são pontos que gosto bastante.
As armas utilizadas no game são muito legais também, há uma variedade enorme de armas e o jogo não é tão complicado para quem está começando, ele tem um sistema que o torna mais fácil caso você trave ou morra várias vezes, mas ele faz isso de uma forma tão suave que você nem percebe. Os inimigos do game são bastante temáticos com a história e deu uma inovada e diferenciada forte nos monstros dos games anteriores, começando com Los Ganados que seriam um estilo de zumbi/ transformado, indo até para monstros diferentes e bizarros, de todas as formas possíveis, mas tudo faz parte do enredo, conforme os capítulos vão evoluindo, suas armas também vão ficando melhores e variadas.
Leon também é destaque no game, com a história mais focada no personagem que está solo dessa vez, ele aparece mais experiente e com bastante aprendizado após Raccoon City, quando era somente um jovem policial. As características e personalidade de Leon até hoje em dia, são muitas vezes inspiradas nessa versão de Resident Evil 4.
Eu até hoje em dia, não joguei todos os resident ainda, mas pretendo, joguei somente o 2 de PS1, (que eu gosto muito, mas só fui conhecer recentemente), resident 4 e o 5. Vou deixar uma arte com os games principais da franquia e onde você consegue jogar, caso queira conhecer.
Muita gente pede um remake de resident 4, igual aos que saíram recentemente do 2 e 3 para videogames da geração passada, (PS4 e XBOX ONE), mas assim ele é tão acessível que eu entendo a CAPCOM explorar ele em diversas plataformas diferentes ao invés de fazer um remake, a jogabilidade é muito boa até hoje e a versão HD dele é bem bonita, me impressionou demais, foi a primeira vez que joguei esta versão, só conhecia a de Playstation 2, e esse foi um dos motivos de eu preferir jogar a versão de XBOX 360 para fazer o vídeo, do que a versão de PS2, achei ele muito lindo, mas esperemos né, quem sabe não aparece um remake dessa maravilha de jogo.




