SCARFACE: The World is Yours

 


Lançamento: 2006,

joguei a versão de Playstation 2.


O game desse mês é bastante especial para mim, este jogo é importante na minha vida pois me apresentou ao filme, que na época em que joguei não conhecia e hoje é o meu favorito. Para quem ama Scarface esse game é uma baita adaptação do universo do filme.


O jogo é daquela leva que eram baseados em filmes, estilo de game que fez sucesso durante a era do Playstation 2, mas aqui isso não é nenhum demérito, dos que eu joguei e são baseados, somente ele e The Warriors foram incrivelmente bem adaptados. Ambos honram o que acontece nos filmes e tem personalidade para traçar ou dar continuidade na história sem afetar a obra original que foi baseada.


Eu juro que desde a 1ª vez que joguei não parei até hoje, mesmo tendo fechado, é um game que sempre volto para jogar, em um momento da minha vida virou o meu game favorito de SandBox (Mundo aberto) na frente até da franquia GTA.


O filme Scarface é o meu favorito e esse game me entrega tudo e mais um pouco que não é tão explorado ao longo das quase 3 horas de duração do filme, a liberdade para explorar a cidade e tentar conseguir tudo a todo custo, ilustra bem o personagem. Aqui é mostrado o real impacto que é ser o Tony Montana na cidade e os perigos que sua sede pelo poder podem ocasionar.


O FILME

Vale lembrar que o filme de 1983 deixou um legado que vale até os dias atuais, imaginar como era legal a ambientação de Miami nos anos 80. Também talvez o sucesso de Scarface até hoje em dia se dê pelo impacto do personagem Tony Montana ter muitas semelhanças com uma persona da época, o tal de Pablo Escobar. A ilustração aqui é evidente em quase tudo, desde a sede para se criar um legado, a ganância pelo poder, envolvimento com as drogas e até mesmo de Miami ser a principal localidade.


Capa do álbum do Rich The Kid - The World is Yours (2018)

Talvez para os mais nostálgicos e para as gerações que vieram depois, igual a minha, foi a década com mais personalidade e estilo que já teve. Óbvio que muito do entretenimento feito à época ajudou a cravar essa marca, indo desde o cenário da música ao cinema. Os anos 80 tem um charme sem igual que até mesmo produções recentes quando querem dar um ar meio nostálgico e estiloso, recriam a década, como Stranger Things.


Obs: Um grande marco do entretenimento da década passada e que bebeu muito da água de Scarface é GTA Vice City, ali é referência atrás de referência, e atualmente ambos andam meio que lado a lado, para marcar um movimento meio que oitentista de luzes neon, praias, festas, tiros e o gênero pop pra badalar a noite.


O que eu acho animal em Scarface: The World is Yours, é que após mais ou menos uns 10 minutos da loucura que é o começo do game, vem uma introdução apresentando o universo que iremos jogar, lembra a Introdução de séries, com isso nos apresenta como vai funcionar o game, a cidade e até mesmo o personagem, caso você nunca tenha visto Tony Montana.
Vale lembrar que o filme de 1983 é um remake de uma produção de 1932, Scarface - A Vergonha de Uma Nação, mas a atuação do Al Pacino visceral, faz com que o 1º filme na grande maioria das vezes seja ignorado. Al Pacino recentemente disse que a inspiração para criar Tony Montana, veio muito da atuação de Paul Muni como Tony Camonte no filme de 1932, mesclada com a personalidade do lutador de boxe chamado Roberto Durán.


Obs: Tony Montana, personagem esse que no filme é brilhantemente atuado por Al Pacino, mas aqui nesse game só serviu de base para o rosto, pois a dublagem é feita por André Sogliuzzo, essa escolha foi muito fiel e as vezes parece até um Tony Montana mais brutal do que o original do filme. 

ADENTRO NO GAME

Sem spoilar mas entrando em detalhes, você é o Tony Montana querendo conquistar Miami completamente e fazendo de tudo para crescer a sua reputação, mas tome cuidado pois o poder as vezes tem um preço muito alto, sua ascensão despertará o ódio das gangues rivais e da polícia, com isso você sempre terá que saber como melhor equilibrar e tomar conta da cidade.


Você também pode comprar carros, barcos e decorações para sua mansão, todos os itens comprados irão aumentar a sua reputação. Também existe alguns investimentos caros na cidade, caso decida comprar te dará alguns benefícios como: Outras roupas e de não existir a % do banco para lavar o seu dinheiro quando for guardá-lo. Lembrando que conforme sua reputação cresce maior também fica a % do banco.


Dentre isso, trabalhos irão surgir, eliminar gangues rivais em busca de grana ou favores em troca de benefícios para investir na cidade farão parte da sua jogatina, aqui existem mecânicas muito boas que são lavagem de dinheiro, venda de drogas, extorsão e etc... todas elas são um tipo de puzzle circular, no vídeo compilado que vou deixar abaixo, será mais visível de entender.


Também em Scarface, se você anda armado na rua, a atenção da polícia vai aumentando e ela vai te procurar, você pode negociar com ela, mas caso tente fugir, você tem uma zona com tempo para escapar, igual aos games atuais da Rockstar como Red Dead Redemption, GTA IV e GTA V, outro recurso bacana, que atualmente é bem comum é o de investir em negócios e ganhar dinheiro com eles.


Espero não ter estragado a experiência de ninguém com algum tipo de spoiler e ter instigado um pouco a curiosidade de quem não conhece, recomendo bastante quem se interessou pelo conteúdo ir assistir ao filme ou jogar o game.


Obs: Vídeo com compilado das diversas coisas que dá para se fazer, como é um jogo de mundo aberto ficou meio grande.
*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 31 de jul. de 2020.



Indicação da Música

Sendo sincero, a trilha sonora do filme Scarface já era irretocável, com músicas que deixavam a ambientação do filme espetacular, e no game não foi diferente, além de todas as músicas originais do filme, foram adicionadas mais gêneros que conversam com o estilo de Tony Montana, o gênero Hip-Hop mesmo é um que entrou na trilha do jogo, mas vale mencionar que na década de 80, época que o filme foi lançado, o gênero de hip-hop dava seus primeiros passos, talvez esse seja um dos motivos de não entrar na trilha original do filme, mas ser lembrado no jogo.


Soundtrack do Game

Eu poderia pegar qualquer música da soundtrack que seria válido, mas optei por algo diferente, pois bem a música que irei indicar para este jogo é esta: Pitbull feat. Wisin & Yandel - Moviéndolo, faixa 4 do álbum Libertad 548 de 2019. Estranhamente eu escutei esse álbum somente este ano, sempre gostei bastante do som dele, mas estava meio por fora dos seus trabalhos. Quando ouvi essa música, de imediato relacionei com o Tony Montana, pois na trilha do game existem diversas músicas latinas, das quais relacionam Tony à origem de Cuba, curiosidade essa que é o mesmo lugar onde nasceu o Pitbull.


A escolha foi fácil, por ser um som que tem um ritmo de rap com reggaeton, e da letra ter um ar de poder e dinheiro, creio eu que até mesmo que influenciada na personalidade de Tony Montana, penso até como se fosse o próprio personagem cantando, achei um casamento mais do que ideal.


Aqui abaixo está o link desta indicação: