Sunset Riders


Lançamento: 1991,

joguei a versão de ARCADE.


Depois de um tempo de hiato sem produzir nenhuma novidade para o projeto, estou de volta e com um game muito especial para mim. Para o 1° texto do ano escolhi o Sunset Riders, um clássico que é bastante conhecido para quem consumiu a 4ª geração de games (Mega Drive e Super Nintendo) ou para quem curtia um bom fliperama (ARCADE).


Como de costume vou relembrar um pouco quando acabei conhecendo este game, foi um pouco mais tarde que o normal. Eu estava retomando o gosto por videogames, só tinha o PS2. Eu e meu primo estávamos na fase de caçar e pesquisar games diferentes, quando um encontrava, rapidamente indicava/ mostrava para o outro, a gente sempre dava preferência para games multiplayer, esses seriam os que jogaríamos nas férias, inclusive Comix Zone que tem texto aqui no projeto, foi ele que me mostrou dessa forma.
Até onde eu me lembro, ele me enviou um vídeo e perguntou se eu já tinha visto, ao assistir acabei curtindo muito, eu particularmente sou muito fã de western, games e filmes sempre me agradam bastante (Leia-se: GUN e Red Dead Redemption, estão em um lugar bem especial da minha vida). Eu não conhecia muito sobre videogame na época, queria dar uma atenção e descobrir games antigos, dessa maneira Sunset Riders caiu como uma luva no meu gosto e desde então se tornou um dos meus games favoritos.


Após o vídeo, já fui pesquisar onde daria para jogar, vi que existia as versões de Mega Drive e de SNES, peguei meu emulador de PS2, o mesmo citado no texto de Zombies ate My Neighboors e fui tentar jogar a versão de Super Nintendo, a de Mega Drive eu nunca gostei muito, pois é a mais diferente de todas. O jogo é multiplayer de até 4 jogadores, mas nessa primeira vez joguei solo, escolhi Cormano (O que eu mais gosto de jogar até hoje) rsrsrrsrsrsrs, lembro que fiquei alguns bons dias tentando, o game é curto e tem poucas vidas, então até entender como funcionava foi um tempo.


Algum tempo depois e após morrer diversas vezes, consegui fechar, achei maravilhoso e fiquei pensando como demorei tanto para conhecer este game. É engraçado refletir nisso, porque pensem o quanto de coisas que acabaram se tornando favoritas para vocês, mas que foram apresentadas para vocês de forma despretensiosa ou por indicação de alguém, Sunset Riders é uma dessas para mim.


Algum tempo depois, descobri a versão de ARCADE, da qual não possui censuras, mas eu não tinha como jogar, então só após conseguir pegar o meu XBOX 360, consegui ter acesso e jogar ela. Só para mencionar que a versão de SNES é bem fiel a do ARCADE, mas ao longo da gameplay teve seu conteúdo alterado com censuras da Nintendo. A fase com índios sofreu uma grande mudança, as personagens femininas que são vilãs foram substituídas por personagens masculinos, as animações de bebidas foram mudadas e também foi retirada a animação dos personagens quando são queimados ou explodem bombas, dentre outras censuras.


Sunset Riders é um game difícil, por ser um game curto e não haver save, você tem que obter uma certa habilidade para pegar os movimentos e fazer render as poucas vidas que você tem, até o final. O legal da versão de ARCADE que você consegue adicionar fichas, igual ao fliperama e deixa o jogo menos frustrante e difícil, bom para qualquer pessoa que nunca tenha jogado, ter a possibilidade de tentar chegar ao final, sem muitas complicações, a diversão é garantida.


São incontáveis as vezes que joguei este game, é como um comfort game pra mim, gosto muito mesmo, mas multiplayer joguei poucas vezes, dessa vez, isso foi a ideia de trazer o game para o projeto, fazer um conteúdo de Sunset Riders, mas com uma captação de duas pessoas jogando.


O GAME


Sunset Riders é um game de plataforma 2d no estilo Run N' Gun, na temática de faroeste e gameplay frenético, com muita coisa acontecendo na tela. Vai dar para entender melhor com o vídeo. Existem diversos outros games semelhantes como: jogos da série Contra e Metal Slug e outros: Gunstar Heroes, Oniken, Shinobi, Strider e Cuphead, etc.


A jogatina é bem simples, de início ela acompanha 4 caçadores de recompensa: Steve, Billy, Bob e Cormano, dos quais podem ser escolhidos para jogar e são diferenciados por cores: Amarelo, Azul, Verde e Rosa, dentre eles alguns possuem espingardas ou revólveres. A aventura consiste em nada mais que eliminar todos os inimigos da tela de forma frenética, usando armas ou o cenário seja a pé ou no cavalo, até chegar nos mais procurados de cada região. Acho que é um resumo bom para descrever o game.


Hoje o texto é um pouco curto, pois queria muito falar do meu envolvimento com ele e apresentar mesmo para quem nunca conheceu, vou deixar uma arte com outros diversos jogos de western ou com elementos. Os games serão de diversas plataformas diferentes, para tentar alcançar uma maioria de pessoas que as vezes não pode jogar um game de nova geração, assim pode tentar conhecer games da temática no console/celular/pc que tiver em casa.
Outra intenção desta arte é de indicar games que não são tão conhecidos e de estilos e mecânicas diferentes. Ahhh e optei por não colocar todos os títulos de games de franquias de séries como: Desperados, Wild Arms, Red Dead e Call of Juarez.



Mas é isso, acho que consegui expressar um pouco sobre o meu envolvimento com Sunset Riders, gostaria de deixar outras duas indicações que acabei conhecendo quando fui pesquisar sobre o game para fazer o texto, são dois games de ARCADE que se assemelham em muito com Sunset Riders, os jogos são Mystic Wizards e Wild West Cowboys of Moo Mesa.
O 1° é do mesmo pessoal que fez Sunset, só que a temática de cowboy dá lugar aos ninjas, segue a mesma estrutura, plataforma 2d e run N' gun, já Wild West é um game inspirado em uma animação de 1992, este é bem parecido pois tem o mesmo tema de cowboy e o mesmo formato de gameplay. Quem tiver curiosidade e gostar do formato ou dos temas, acho que vale à pena dar uma olhada.



Obs: Essa jogatina é bem especial para mim, é a 1ª vez que trago conteúdo que joguei com alguém, geralmente jogo sozinho, mas vou fazer mais vezes isso. 
Como disse acima, eu queria fazer a captação do game em multiplayer, para isso decidi chamar minha namorada para jogar e me ajudar. Ela nunca tinha jogado e acho que gostou bastante da doideira do game, deu pra se divertir um pouco. Ela escolheu o Billy e eu fui com o Cormano (de lei). Abaixo está a captação que mostra um pouco como funciona o game.


Só para finalizar, é um desejo meio distante, mas gostaria tanto que a série Sunset Riders ganhasse um jogo novo, é um game muito popular que dependendo de como fosse feito, acredito que muita gente ficaria interessada. Pelo menos uma versão nova, igual fizeram com o excelente Streets of Rage 4. Sunset já está esquecido há mais de 30 anos, não precisaria de nada grandioso, só seguir a mesma fórmula de plataforma, mas com mecânicas novas, outras aventuras, seria um absurdo. Enfim, eu iria curtir muito, quem sabe algum dia.

Obs: Antes de partir para a música, como esse texto foi meio destinado para games de Velho Oeste, vale à pena para quem se interessa pelo tema, ficar de olho que ainda em 2022 está para chegar Evil West (PS4, Xbox One, Ps5, Xbox Series X e PC), um game que parece misturar a temática faroeste com elementos de terror, pelo trailer achei bem parecido com Darkwatch.


*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 29 de mai. de 2022.

Indicação da Música

Aqui eu quis escolher uma música que é bem conhecida, porém vou fugir do clichê de músicas de country ou Southern Rock para retratar o velho oeste. Sendo um game de western que não precisar ser levado tão a sério, sem ter o foco em dramas ou histórias mais puxadas para o real, achei que teria mais liberdade para indicar esse som e creio que a música funciona com o game.


A música para este jogo é: Lil Nas X - Old Town Road (Remix) feat. Billy Ray Cyrus, faixa 1 do EP 7 de 2019. Essa música bate forte até hoje em dia, foi o som que transformou a vida do Lil Nas X e botou ele na cena, a mistura do trap com country, fez essa música virar um símbolo pop, indo parar em comerciais e tocando direto em rádios e playlists de streaming. Desde então, a carreira de Lil Nas X vem solidificando com vários hits ao longo desses anos.


Eu particularmente gosto muito das músicas dele, a escolha por essa música como dito antes foi fugir um pouco do gênero de country, ir para algo diferente e que conversasse com o jogo. Vou deixar a versão maior do clipe, aqui chamada de Official Movie do qual retrata alguns temas que tem no game como: roubos, pacotes de dinheiro igual desenho animado, tiroteios, caçadores de recompensa e os passeios de cavalo.


Aqui abaixo está o link desta indicação: