Zombies Ate My Neighbors


Lançamento: 1993,
joguei a versão de Super Nintendo.

Para falar sobre esse game, tenho que voltar um pouco no tempo e contextualizar como cheguei até ele.


Quando tive meu primeiro Playstation 2, acabei copiando o emulador de 7.784 jogos e era uma maravilha. Mas naquela época não sabia do potencial daquele DVD com infinitos jogos, Atari, Mega Drive, Super Nintendo, Nintendo e Master System. Nessa época ficava feliz quando fechava os jogos de Playstation 2. O emulador só servia para dar uma olhada sem compromisso nos jogos de Super Nintendo.

Obs: Não sei se vocês sabem, eu só descobri recentemente, se colocar o DVD desse jogo no computador, você poder pegar as ROMs dos jogos e jogá-las no PC por emuladores.


Em uma dessas olhadas casuais conheci Zombies Ate My Neighbors, um jogo que era perfeito para mim naquele momento, pois sempre fui fã de filmes de terror. No jogo você tem que salvar os seus vizinhos de monstros, quase todos baseados em filmes de terror dos anos 80. Foi surreal.

Agora será necessário dar um salto temporal, pois vendi meu Playstation 2 junto com os jogos, e só depois de vários anos consegui pegar outro em uma troca por um celular que eu não usava mais.


Depois disso, fiz questão de ter uma cópia desse mesmo emulador, pois estava determinado a conhecer jogos antigos, e jogar sério aqueles que havia conhecido em minha infância, e que me traziam uma lembrança muito boa. Após fechar alguns games como The Mask (outro que conheci na época do primeiro Playstation 2, que mencionei acima), Sunset Riders, Wild Guns e Blackthorne, resolvi focar em Zombies Ate My Neighbors.


Comecei o game e a nostalgia veio. Logo descobri que havia passado poucos levels na minha primeira jogatina, na memória parecia que eu tinha jogado bem mais, hahahhaha.

No início o jogador pode escolher entre 2 personagens, Zeke e Julie (divertido e insano pois dá para jogar multiplayer). A premissa de Zombies Ate My Neighbors é simples, começa e um quintal (este cenário irá mudar de acordo com as fases), os seus vizinhos estão espalhados e você tem que resgatá-los antes que os zumbis matem.


Obs: A cada level que você passa, um inimigo diferente será o tema, como se cada fase fosse um filme ou episódio de série.


Até aí tudo bem, você pode entrar nas casas (SE ACHAR A CHAVE) para vasculhar, encontrar armas, ou salvar vizinhos. NO TOTAL SÃO 10 VIZINHOS.


Obs: Se você por acaso só salvar 8 deles, na próxima fase só existirão esses 8 vizinhos para resgatar.


Estes são os desafios do jogo, salvar vizinhos durante todos os 48 LEVELS da campanha principal, NÃO MORRER, MATAR OS MONSTROS e DERROTAR o DR. TONGUE (Um cientista que te deixa com muita raiva).


No jogo são mais ou menos 20 tipos de monstros diferentes, cada um com um modelo de arma melhor para matar. Conforme você se encaminha para o final, os monstros vão se misturar ao cenário, sendo possível ter quase metade deles em uma única fase, dificultando cada vez mais até o final.


Para falar dos monstros que mais me marcaram, deixarei imagens onde se encontram os que mais gostei e suas referências. E fora esses que vou falar, terão mais alguns outros, são cerca de 20 inimigos.


Inimigos/Referências





Ao longo da campanha, você terá diversas armas para enfrentar os monstros. Arminha de água, cortador de grama, talheres, pratos, bola de futebol americano, extintor e até um Artefato Ancião.


Obs: Use com sabedoria o Artefato Ancião, pois ele é bastante importante para inimigos maiores.


Além das armas, o jogo te dá algumas habilidades que duram por um tempo, mas obviamente você terá que achá-las. Os kits médicos e chaves para abrir as casas, apesar de não serem habilidades, estão juntos.


Você pode usar alguns desses itens que vou mencionar abaixo para enganar os inimigos, e na maioria das vezes isso vai te ajudar a sair de situações complicadas. Há um par de tênis que te deixa veloz e palhaços infláveis que podem ser espalhados pelo cenário para distrair os monstros.


Obs: É BEM ÚTIL CONTRA OS LOBISOMENS E O STANLEY DECKER.


Existem também 3 tipos de poções que você pode tomar. A primeira te torna um fantasma, e impede que te machuquem. A outra poção te transforma em um monstro grande, que também não se fere e pode partir para a porrada contra qualquer monstro (ISSO É UMA DAS MELHORES COISAS NO JOGO). A última poção vem com um ponto de interrogação “?”, e vai depender da sua sorte se ela irá te ajudar ou não.


Obs: Por fim, o melhor item do jogo é a Caixa de Pandora. Ao usar ela, todos os inimigos que estão ao redor morrem (USE COM MAIS SABEDORIA AINDA).

Em Zombies Ate My Neighbors, existe um sistema de PASSWORDS e depois que você passa por algumas fases, surge uma senha nova. Na minha experiência, eu acabei usando algumas vezes essas passwords, porque em determinada parte do jogo eu não tinha armas e kits médicos suficientes para enfrentar os inimigos. A solução foi refazer alguns levels anteriores para economizar em munição e kit médico, só assim para seguir adiante no jogo.


Zombies Ate My Neighbors é um jogo que no começo, você faz um esforço enorme para salvar todos os vizinhos, mas depois de um tempo e conforme o jogo avança, fica satisfeito em salvar apenas alguns. Você também vai perceber que não precisa derrotar todos os inimigos da tela, na maioria das vezes é melhor correr e economizar para a próxima fase, pois pense... se essa foi difícil, a próxima será bem pior, é bom se precaver para o PERIGO.


Reconheço que não é um jogo para todos, porque se torna muito repetitivo apesar dos inúmeros inimigos, mas esse game é uma paródia aos clássicos de terror, e eu como grande fã do gênero, acabei me divertindo bastante.


Se não me engano, (POSSO ESTAR EQUIVOCADO, MAS ACHO QUE NÃO) caso você consiga salvar todos os vizinhos, ganha uma fase bônus para pegar armas e munição sem precisar salvar ninguém. Não lembro ao certo porque deve fazer uns 2 anos que fechei, e isso ocorreu apenas 2 vezes.


Ah e após enfrentar o Dr. Tongue há um LEVEL BONUS.


Ps: Fechei o jogo salvando apenas 3 vizinhos kakakkakakkakaka
*Atualização: Só para um lembrete do post, este texto foi produzido em 21 de out. de 2019.



Indicação da Música


Em cada postagem indico um som que me lembre o jogo, não necessariamente que faça parte da trilha sonora. Zombies Ate My Neighbors possui 13 músicas, elas variam de acordo com o tema de cada fase, isso torna um pouco cansativo porque ao longo da jogatina elas se repetem devido ao tamanho do jogo e a quantidade de faixas, no final você irá terminar o jogo achando que é a mesma música que está tocando desde o início.


Geralmente jogos de terror usam a trilha sonora para assustar ou impactar o jogador, aqui é diferente, como o game é uma eterna paródia/homenagem ao gênero de terror, acaba que a soundtrack deixa o jogador confortável, fugindo de um game de terror e se encaixando mais em uma aventura.


A música que irei indicar para este jogo é esta: The Black Belles - The Wrong Door, faixa 5 do álbum The Black Belles de 2011, este som acho que apresenta "alguns elementos" que lembram algumas fases do jogo. Se a trilha sonora fosse por esse caminho deixaria bem obscuro o jogo.


Aqui abaixo está o link desta indicação: